Unimed

Últimos dias para conferir os ambientes da CASACOR SC

Segue até este domingo, dia 27, em Florianópolis, a CASACOR SC,que nesta edição, conecta memórias do patrimônio histórico ao futuro dos grandes empreendimentos.

25 Out 2019 - 18h08Por Debora Volpi

De um lado, o novo espaço multifuncional Cidade Milano; do outro, o palacete restaurado onde viveu o ex-governador Hercílio Luz (1860-1924). 

Os 40 projetos, desenvolvidos por 70 profissionais, se distribuem nestes dois lugares e se completam, em uma ponte que conecta o futuro e a história da capital catarinense. 

Para dar vida ao Casarão Hercílio Luz, o arquiteto Benedito Abbud imaginou um jardim que valorizasse o imóvel, sem esconder o casarão histórico que abriga parte do evento. Essa intenção explica a preferência por um paisagismo mais linear, horizontal e com espécies de pequeno porte. Uma simplicidade que só enaltece o traçado marcante da casa. A iluminação sublinha os diferentes níveis e dirige o olhar no sentido de contemplar o conjunto formado entre vegetação e arquitetura. 

Nos projetos de interiores, o clássico também caminha de mãos dadas com o contemporâneo. Revestimentos pautados em texturas trazem aconchego para os ambientes. E misturar elementos é palavra de ordem. O verde está por todos os lados trazendo o bem estar proporcionado pelo contato com a natureza para dentro de nossas casas. 


Na tarde de ontem (24), visitei a mostra, acompanhada da arquiteta Greicy Kelly Raduntz Stange, da Oficina de Morar, e elegemos o Loft Pra Perto do mar, assinado por Juliana Pippi, como um dos destaques da mostra. A arquiteta materializa o cenário que a envolveu por toda a vida, nos tons crus e nas texturas que remetem à areia. Concreto, pedra, granilite, fibras naturais e madeiras claras se encontram e se completam, em um visual tranquilo. O branco é pincelado aqui e ali, criando outros respiros neste ambiente leve e praticamente sem paredes.