dengue

Testosterona: quando e como repor

A testosterona é o hormônio que garante ao homem bem-estar, desempenho físico e desejo sexual. Por isso, quando está em déficit, causa diversos problemas, como diminuição da cognição, do raciocínio, da força muscular, da memória, da libido e das ereções,

31 Out 2019 - 12h00Por Lucas Galdino

A testosterona é o hormônio que garante ao homem bem-estar, desempenho físico e desejo sexual. Por isso, quando está em déficit, causa diversos problemas, como diminuição da cognição, do raciocínio, da força muscular, da memória, da libido e das ereções, além de osteopenia e perda da disposição em geral.

Entretanto, é preciso cuidado quando se trata de reposição. Conforme a Sociedade Brasileira de Urologia, ela é um ato médico e quem a faz precisa de um treinamento específico para diagnosticar, orientar e, principalmente, identificar as contraindicações. Estas incluem câncer de mama, câncer de próstata localmente avançado e interesse em paternidade. Além disso, cabe ao profissional fazer o monitoramento do tratamento no intuito de assegurar a eficiência e a segurança dele. 

Ainda segundo a SBU, no Brasil, as únicas formas de reposição aprovadas são as injetáveis e o gel transdérmico. Isso significa que os chamados implantes subdérmicos ou associações não são autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, consequentemente, também não possuem comprovação científica. 

É importante enfatizar que o uso de testosterona sem indicação e acompanhamento médico especializado gera riscos ao paciente. A lista é extensa e abrange problemas irreversíveis, como aumento do coração, infertilidade e morte súbita. Portanto, sempre consulte um profissional de confiança e esclareça as suas dúvidas.

Matérias Relacionadas

Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Saúde

Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue

Trata-se de duas mulheres. Um óbito foi registrado no dia 6 de abril e o outro no dia 19
Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue
Política

Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito

Duas novas pré-candidaturas foram lançadas no fim de semana
Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito
Economia

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Antecipação da primeira parcela será paga junto com benefício de abril
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
Ver mais de