dengue 2

Superalimentos: quais são?

Na semana passada, falamos sobre os superalimentos e, hoje, vou indicar alguns deles para você incluir no cardápio.

09 Dez 2019 - 07h30Por Cristiane Molon

QUINOA

Contém até 18% mais proteína do que qualquer outro grão, além de conter aminoácidos para construir músculos e tecidos do corpo. Ela também é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B. Se o consumo for excessivo pode gerar desconforto intestinal (gases).
 
BRÁSSICAS
As brássicas correspondem ao grupo de alimentos que inclui brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor e repolho. São ricos em vitamina C, fibras e compostos bioativos como flavonóides e glicosinolatos, capazes de reduzirem o risco de câncer, além de possuir ação cardioprotetora. A sugestão é consumir de três a cinco porções por semana. Evite o cozimento excessivo para não perder nutrientes e vitamina C. 

FRUTAS VERMELHAS
Framboesas, amoras vermelhas e pretas, morangos, cranberries e mirtillo (blueberry) compõem o grupo das pequenas frutas ricas em vitamina C e antocianinas, fibras e magnésio. Pelos efeitos antioxidantes, esses nutrientes podem auxiliar no controle da pressão arterial e do colesterol e diabetes.  Estudos mostram que essas frutas ajudam na memória e atuam como coadjuvante no tratamento da depressão e infecção urinária. Não existe recomendação exata para seu consumo. Mas, as frutas vermelhas deveriam ser consumidas todos os dias como parte do hábito alimentar. Evite aquecê-las para não perder seus nutrientes. 

ROMÃ
Ótima fonte de fibras, carotenóides, vitaminas C e E, além de taninos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Estudos vêm mostrando os benefícios desses nutrientes na saúde cardiovascular, diminuição do risco de câncer de próstata e diabetes.
 
BETERRABA
A beterraba contém vários minerais, como ferro, magnésio e potássio. Também é rica em nitratos, que ajudam na produção de óxido nítrico no sangue, que produz vasodilatação, levando a um maior consumo de oxigênio e redução da pressão arterial. Para quem pratica exercício físico, recomenda-se um copo de suco de beterraba antes do treino.

CHÁ VERDE E CHÁ BRANCO
Ambos são ricos em compostos bioativos que auxiliam na redução do colesterol ruim. O chá verde é rico em polifenóis e catequinas, antioxidantes termogênicos capazes de acelerar o metabolismo, auxiliando na perda de peso. Recomendam-se três xícaras de chá ao dia. Para quem tem anemia é importante lembrar que o chá verde pode prejudicar a absorção de micronutrientes importantes, como o ferro. Por isso, consuma-o longe das principais refeições, como o almoço e o jantar.
 
ALHO
Este alimento também tem efeitos poderosos no organismo. Fonte de alicina e a aliina,  vitaminas C e B6 e  minerais como manganês e selênio, os quais contribuem para a diminuição da pressão e do colesterol e evitam os resfriados. Tem, ainda, ação anti-inflamatória para osteoartrite.

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Segurança

GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras

Operação foi executada nesta manhã
GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode

Ele está na cadeia em Blumenau há oito meses.
Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode
Ver mais de