Sinusite: ela pode ser aguda ou crônica

A sinusite é caracterizada por um processo inflamatório que ocorre no nariz e nos seios da face

09 Jul 2019 - 07h00Por Marcio Freitas

Uma dor de cabeça tão forte e latente que parece incapacitar para qualquer atividade. E, se já não bastasse, ela ainda vem acompanhada de secreção nasal e episódios de febre. A sinusite é realmente uma doença bastante incômoda e que somente os pacientes acometidos por ela conseguem compreender tamanho mal-estar. 

Por isso, é preciso ficar atento aos primeiros sinais de crises agudas ou crônicas. Fatores externos podem aumentar a incidência da doença. Na lista, estão mudanças frequentes de temperatura, poluição ambiental, cigarro, pólen e poeira doméstica. 

A sinusite é caracterizada por um processo inflamatório que ocorre no nariz e nos seios da face. Quando é do tipo aguda, ela desencadeia sintomas como fortes dores de cabeça, febre, secreção nasal amarelada ou esverdeada e tosse por cerca de 30 dias. Já quando se torna crônica, a doença provoca mal-estar por até três meses. 

O tratamento requer medicação prescrita por especialista. Normalmente, são indicados antibióticos e corticoide. Na sinusite crônica, porém, quando os remédios não geram o efeito esperado, pode ser necessário resolver a patologia por meio de uma cirurgia chamada de sinusectomia endoscópica. 

Além de motivações externas, a doença também é provocada por outras situações, como a obstrução no fluxo adequado do ar no nariz. Quem sofre de alguma imunodeficiência ou apresenta enfermidades que afetam o movimento dos cílios da mucosa nasal também tem sinusite com mais frequência.  Assim, é indicado consultar um médico para avaliação e tratamento correto.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de