SESSÃO, SEÇÃO, SECÇÃO ou CESSÃO? Como é que se escreve?

Agora é entre mim e você: vamos acabar com mais algumas dúvidas sobre o uso adequado de palavras e expressões da Língua Portuguesa?

20 Set 2019 - 07h00Por Leoní Cimardi

Agora é entre mim e você: vamos acabar com mais algumas dúvidas sobre o uso adequado de palavras e expressões da Língua Portuguesa? Não perca tempo! 

A perda das oportunidades de aprender poderá resultar em dificuldades para compreender ou emitir mensagens e, também, ser aprovado, ou não, naquele concurso que você tanto está esperando. Que tal aproveitar essa seção para fortalecer seus conhecimentos?

ENTRE MIM E VOCÊ ou ENTRE EU E VOCÊ?

Não é bom que haja segredos entre mim e você, afinal, precisamos ser honestos um com o outro. Vou então lhe fazer uma revelação: as preposições vêm sempre seguidas de pronomes pessoais do caso oblíquo (mim, ti) e nunca de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu). A palavra “entre” é uma preposição, portanto, depois dela, vem a palavra “mim”, que é um pronome oblíquo. Isso quer dizer que "entre eu e você" está errado! 

Veja!

PERCA OU PERDA?

"Perca" é uma forma de conjugar o verbo perder. "Perda" é um substantivo, que é o contrário de “ganho”. 

Veja!

SESSÃO, SEÇÃO, SECÇÃO ou CESSÃO?

Ora! As três formas de escritas estão corretas, porém, o significado de cada uma é diferente.

SESSÃO = apresentação, reunião

A palavra sessão deriva do termo latino sessio, que significa "sentar-se" ou "cadeira". Refere-se ao espaço de tempo no qual acontece uma reunião deliberativa, uma assembleia. Também pode ser utilizado para falar de uma sessão de cinema, de uma sessão de psicoterapia ou de uma sessão de fotos, que não são reuniões, mas atividades específicas que são realizadas em um determinado intervalo de tempo.

Veja!

SEÇÃO = repartição, divisão 

A palavra seção provém do termo em latim sectio, que significa "corte". Está relacionada, portanto, com o ato de dividir, separar, repartir. Nas repartições públicas e empresas, seção é cada uma das partes em que se subdivide cada departamento. É também cada uma das partes em que se divide uma publicação escrita. Ainda pode designar o local onde votam determinados eleitores, como por exemplo a seção de voto. 

Veja!

OBS.: SECÇÃO é a forma como se escreve SEÇÃO na Língua Portuguesa usada em Portugal, com o mesmo significado. 

CESSÃO = ato de ceder, transferência de posse ou direito 

Escrita com “c” no início e na segunda sílaba “ss”, pertence ao VERBO CEDER. Trata-se de uma doação, atribuição ou transmissão de bens ou direitos para outrem.

Veja!

Mande suas dúvidas. Entre um ponto e outro, tentaremos esclarecer a todos!