Saúde gengival e perda dos dentes

A estrutura gengival quando não se apresenta saudável, provoca sintomas sendo os mais comuns: Dor, sangramento, coloração avermelhada e inchaço.

06 Fev 2020 - 07h30Por Gustavo Dagostim

Estamos vivenciando um período de transição dentro da odontologia onde a perda dos dentes já não é mais encarada como algo “tolerável”. Infelizmente em um passado não muito distante, a terapia de tratamento mais comum em pacientes com problemas dentários ou que experimentavam um quadro de dor, era a extração. A falta de informação associado a carência por instruções dentárias, com certeza tinha uma relação íntima com esses acontecimentos. Dentro de consultórios e clínicas odontológicas que trabalham em sua rotina com o intuito de promover a saúde bucal do paciente, ainda é comum nos depararmos com uma situação que tem grande influência na perda de dentes.

O dente natural, através de sua raiz, está inserido em uma estrutura de suporte extremamente complexa que não se resume apenas à gengiva. O tecido gengival, o osso e uma estrutura chamada ligamento periodontal, são os grandes responsáveis por dar firmeza e suportar as forças mastigatórias que realizamos diariamente. A partir do momento que vivenciamos algum problema em uma dessas estruturas de suporte dentário, colocamos em risco a manutenção e resistência da fixação dos dentes naturais que, caso não tratado adequadamente, levará a sua perda.

A estrutura gengival quando não se apresenta saudável, provoca sintomas sendo os mais comuns: Dor, sangramento, coloração avermelhada e inchaço. A gengiva é a primeira barreira entre as bactérias nocivas que temos em boca e o osso de suporte dos dentes. Pacientes com problemas gengivais, conhecido como gengivite e não procuram tratamento odontológico, podem experimentar uma doença ainda mais grave chamada periodontite. O periodonto é o nome dado ao conjunto de todos os responsáveis pela fixação do dente natural. Uma vez que o paciente tem uma doença instalada nessa região, ele passa a perder gradativamente o suporte do dente, podendo levar mobilidade e a perda espontânea do dente.

A doença periodontal ou periodontite uma vez instalada, necessita de tratamento odontológico pois é considerada uma doença crônica e não terá cura sem acompanhamento profissional. É importante o paciente estar esclarecido de seu problema e saber que, dependendo do grau e severidade da doença, pode ocorrer perda de um ou mais dentes. Esta doença não está relacionada apenas com a higienização e cuidados com a saúde bucal mas sim, muitos outros fatores que podem contribuir com o aparecimento da mesma. A predisposição genética, ou seja, possuir algum familiar que já tenha apresentado tal problema, tabagismo, diabetes e pacientes com doenças do sistema imunológico são causas relacionadas também com o aparecimento da doença periodontal.

Caso o paciente perceba mobilidade nos seus dentes, inflamações gengivais recorrentes, grandes exposições das raízes entre outros fatores fora da normalidade, é de extrema relevância procurar o profissional para sanar suas dúvidas ou iniciar o tratamento adequado. É muito importante termos consciência de que o tratamento mais adequado é sempre a prevenção. A doença periodontal em sua grande maioria não provoca dor, ou seja, muitas vezes o paciente possui o problema mas não sabe ou não fornece a importância necessária para a gravidade. Hoje existem muitos estudos publicados relacionando a saúde bucal, sobretudo a qualidade gengival, com doenças sistêmicas principalmente as cardíacas. Por isso, a manutenção e a atenção com nossa saúde bucal deve ser tratada com grande zelo.


Dr. Gustavo Dagostim – CRO/SC 12.689

Cirurgião Dentista - Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial - Universidade Federal do Paraná(UFPR)

Especialista em Implantes Dentários (ZENITH)

Habilitado em Acupuntura na odontologia, Dor Orofacial e DTM (GAPEDOR)

Habilitado em uso de Toxina Botulínica terapêutica para tratamento de Desordens Orofaciais (ILAPEO)

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de