dengue 2

Rinoplastia ou Rinomodelação: como fazer a escolha certa?

O tratamento usa preenchimentos de ácido hialurônico para transformar o nariz quase instantaneamente

28 Ago 2019 - 07h00Por Josinaldo Martins

A rinoplastia é um dos tratamentos mais procurados na cirurgia plástica e, em geral, os pacientes atribuem a ele uma alta taxa de satisfação com os resultados. Já a rinomodelação, um procedimento não-cirúrgico, também oferece pequenos ajustes com preenchimentos injetáveis para melhorar a aparência do nariz. Ele também tem uma alta satisfação. 

Por tudo isso, ambos costumam gerar dúvidas. Afinal, qual é o certo para você? Embora o pensamento de ter um novo nariz em menos de 15 minutos possa parecer atraente, o fato de você ser um bom candidato para a rinomodelação dependerá da estrutura, das alterações do nariz e da análise do seu cirurgião. 

O tratamento usa preenchimentos de ácido hialurônico para transformar o nariz quase instantaneamente. O benefício de uma rinoplastia não-cirúrgica é que ela é rápida e pode ser feita no consultório. A desvantagem é que o resultado é temporário e, principalmente, apenas algumas pessoas podem ser adequadamente tratadas com essa abordagem.

Basicamente, a indicação ideal é para aqueles que precisam de aumento em algumas regiões do nariz, como o dorso, por exemplo. Um dorso nasal baixo dá a impressão de que o nariz é largo. Nesse caso, o preenchimento garante o efeito de afinamento.

Vale também ressaltar que pode haver algumas ligeiras equimoses após o procedimento, mas, normalmente, existe pouco ou nenhum tempo de inatividade.  É muito importante lembrar, ainda, que, apesar de ser um procedimento rápido e realizado em consultório, não é isento de riscos, que vão de irregularidades até necrose. Para a realização do procedimento, o profissional precisa ser grande conhecedor da anatomia local e, em especial, estar apto a tratar complicações que possam ser reversíveis. 

Às vezes, os preenchedores não podem fornecer os resultados desejados. Pessoas que necessitam de redução de determinada área do nariz, como o dorso (giba nasal), que é vista de perfil ou da ponta nasal bubosa, ou em “batatinha”, a rinomodelação não está indicada. Isso ocorre pois, se é necessário reduzir essas áreas, a realização de preenchimento, ou seja, acrescentar mais volume, irá gerar um resultado desgracioso.

Se esse for o caso, seu cirurgião pode recomendar a rinoplastia. A maioria das pessoas relata que 80 a 90% do inchaço se resolve nas primeiras seis semanas, mas os resultados completos após uma rinoplastia precisam de paciência. Pode levar um ano para que todo o inchaço seja resolvido, especialmente na ponta nasal.

Matérias Relacionadas

Segurança

Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida

Ela tem diagnóstico de esquizofrenia
Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida
Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Economia

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Valor é o maior já apurado no país pelo IBGE desde 2012
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Ver mais de