dengue 2

Rinite alérgica ganha força durante a primavera

Com a flora em recuperação após o período de frio, temos o cenário perfeito para intensificar doenças não apenas respiratórias, mas também conjuntivites e dermatites.

06 Nov 2018 - 09h18Por Márcio Freitas

Colorida e florida, a primavera costuma ser um convite para passar mais tempo ao ar livre após os meses de inverno. Mas, esse período de transição antes do verão, significa uma época crítica para muitas pessoas, pautada em espirros, dores de cabeça e vários outros sintomas relacionados à incômoda rinite alérgica.

É que a doença se potencializa durante a estação das flores devido ao pólen que se desprende das plantas.  Ela também está associada às mudanças climáticas, principalmente, por causa do aumento das chuvas, que deixa o ar mais úmido. Tudo isso estimula a proliferação de fungos, bactérias e ácaros no ambiente.

Com a flora em recuperação após o período de frio, temos o cenário perfeito para intensificar doenças não apenas respiratórias, mas também conjuntivites e dermatites. Isso ocorre porque o nosso corpo identifica o pólen como se fosse um parasita, resultando em uma resposta imunológica diferente da habitual.

Para prevenir a doença e minimizar os espirros, o ideal é evitar exposição prolongada a jardins ou lugares que tenham muito vento, árvores e flores. Também é preciso realizar o tratamento adequado que, em geral, conta com remédios e vacinas. Os sintomas lembram os dos resfriados, o que faz com que algumas pessoas acreditem passar o ano inteiro doentes. Entretanto, estas precisam procurar ajuda e, principalmente, cuidar da imunidade.

Como recomendação, vale lavar o nariz com soro fisiológico para tirar as impurezas e diminuir o efeito da poeira nas vias respiratórias. Também é indicado usar óculos de sol para impedir o contato do pólen com os olhos, secar as roupas ao sol para eliminar a umidade e os ácaros que podem ficar nos tecidos e evitar carpetes, cortinas e brinquedos de pelúcia que acumulam poeira.

 

Matérias Relacionadas

Segurança

Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC

O sobrinho de Marcola morava em um apartamento alugado de alto padrão no momento da prisão
Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC
Segurança

Briga familiar termina em caso de Polícia em Guaramirim

Caso foi registrado nesta quarta-feira (24)
Briga familiar termina em caso de Polícia em Guaramirim
Segurança

Mulher aciona botão do pânico e homem é preso por descumprir medida protetiva em Jaraguá

Caso aconteceu nesta quarta-feira
Mulher aciona botão do pânico e homem é preso por descumprir medida protetiva em Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de