Redes sociais sem fronteiras: O papel das redes sociais nas interações humanas

Você já se perguntou como seria a sociedade, a sua vida, sem Facebook, Instagram e WhatsApp, por exemplo?

18 Set 2019 - 08h00Por Vitor Blemer

O desenvolvimento humano e as tecnologias hoje disponíveis exercem forte influência no comportamento do indivíduo. O meio como nos comunicamos e nos relacionamos sofreram profundas alterações. Modificações que impactam como nos relacionamos, nossa percepção sobre o mundo foi alterada, fronteiras foram postas abaixo, tudo isso em um caminho sem volta, a internet, em especial as redes sociais são responsáveis por uma nova era em termos de comunicação.

Você já se perguntou como seria a sociedade, a sua vida, sem Facebook, Instagram e WhatsApp, por exemplo?

As mídias sociais hoje funcionam como uma ponte para o mundo. Você encontra pessoas de todas as nações, empresas de todos os tamanhos. Ela permite que você mantenha contato com um amigo de infância morando distante e encontre um fornecedor de produto mais próximo de você. Através das redes sociais você estabelece uma conexão sem barreiras com o mundo todo a apenas poucos cliques de distância!

Uma pessoa tímida ou introspectiva, pode se beneficiar e muito dos novos meios de interação. Mãos suadas, tremores, friozinho na barriga, são sentimentos cada vez mais distantes para quem está ligado na web. Através da tela do celular os sentimentos ganham vida em uma proporção muito superior. Não é raro observar pessoas utilizando isso e se esquecendo das boas maneiras. Temas delicados como política, religião e futebol que o digam, as discussões parecem estar incorporadas ao dia a dia do internauta.

Minha rede, minha imagem!

Parece nome de programa governamental, mas na verdade é a realidade virtual cada vez mais conectada ao mundo. Através das mídias sociais cada vez mais somos reconhecidos pelo o que aparentamos ser através de nossos perfis e pages do que realmente somos fora da famosa World Wide Web. Os dois mundos, o online e o off-line estão cada vez mais conectados, muitas vezes conhecemos alguém primeiro no mundo virtual e só depois a interação “real” acontece. A expressão amigo virtual virou tão comum que seu uso se tornou banal e esquecido.

A principal função de uma rede social é unir pessoas, e isso todas elas fazem muito bem.

A forma como nos interagimos foi alterada por completo com o desenvolvimento das redes sociais. Hoje temos acesso a uma agenda completa em nossos smartphones, que contempla praticamente todas as pessoas que conhecemos. Iniciar uma conversa por WhatsApp com uma colega de classe pode fazer com que a timidez fique de lado, encontrar uma fonte de informação no Facebook, conseguir uma entrevista de emprego através do LinkedIn, fazer um live pelo Instagram. Tudo está mais fácil! Hoje as barreiras do tempo e distância são facilmente transponíveis, as informações estão em nossas mãos e os protagonistas desta era somos nós mesmos.