Redes Sociais: O que fazer? Comercial, institucional e conteúdo

O perfil de usuário está mudando, especialmente entre os jovens que não estão ativos como no início

04 Set 2019 - 08h30Por Vitor Blemer

As redes sociais hoje movimentam grande parte das vendas e auxiliam na visibilidade da sua marca, produto ou serviço. Sendo assim, uma das principais ações é estar nelas e utilizá-las de maneira correta com baixíssimo custo.

As redes sociais nasceram para que as pessoas pudessem se relacionar, se conhecerem. As empresas alisaram o tempo que cada usuário permanecia dentro das redes sociais e identificaram que esses usuários seriam consumidores em potencial de suas marcas. Logo as redes sociais sabendo do interesse das empresas em seus usuários passaram a criar espaços para que as mesmas pudessem aparecer de maneira comercial.

A monetização dos espaços criados pelas redes sociais não para de crescer, cada uma inovando à sua maneira.

Saber em qual rede social investir seu tempo e dinheiro é uma questão de identificar onde está o seu público.

Vamos destacar a maior de todas hoje: o Facebook, logo em breve falaremos mais de cada uma delas ou, pelo menos, das mais importantes, no Brasil e no mundo.

O Facebook foi fundado em 2004 e é a rede social mais completa e conhecida. Permite criar relacionamentos, fazer negócios, entreter-se, buscar informações, e muito mais.

O Brasil é o 3º colocado em usuários, são 130 milhões, mais da metade da população e 2,6 bilhões de usuários ativos em todo mundo.

Quando se pensa em estratégia de marketing, seja para grandes ou pequenas empresas, é inevitável não pensar no Facebook. Para relacionamentos, construção de marca, ou vendas, o Facebook é a porta de entrada.

O alto número de usuários faz com que a presença da empresa no Facebook seja quase que obrigatória. Apesar de contar com muitos usuários, o alcance das publicações está cada vez mais restrito.

O perfil de usuário está mudando, especialmente entre os jovens que não estão ativos como no início.

A diferença entre o sucesso e o fracasso nas redes sociais é um bom planejamento e a disponibilidade de tempo. As redes sociais consomem muito tempo, pois os usuários querem atenção de quem quer a atenção deles,

Uma dica é dividir o seu tempo e material em três:

1- Comercial (fotos, vídeos, gifs, artes e etc.) dos produtos ou serviços que você tem;

2- Conteúdo rico, ou seja, algo que seja importante para o seu usuário, ele precisa sentir que você não quer só vender algo, mas sim manter um relacionamento com ele;

3 - Não menos importante é desenvolver material institucional, pois o usuário quer saber o que você faz, como você faz, para quem você faz e porque você faz, ou seja a sua empresa ou marca deve ser mostrada para seu público.

Fonto: Unsplash