Problemas auditivos podem prejudicar o desenvolvimento dos bebês

Entre os principais indícios de surdez ou diminuição na capacidade de ouvir, está a pouca interação ou atenção da criança a músicas, sons ou barulhos.

30 Abr 2019 - 07h00Por Marcio Freitas

Os problemas de audição são implacáveis com as crianças. Além de retirar delas um dos sentidos mais importantes para a interação com o mundo, eles também podem impedi-las de desenvolver a cognição de forma eficaz. 
 
Isso porque, ouvir é parte essencial do processo de aquisição de linguagem e, para evitar prejuízos que podem influenciar toda a vida, dificuldades devem ser diagnosticadas o quanto antes. Um dos principais meios para essa verificação é o chamado Teste da Orelhinha. 
 
Obrigatório desde 2010, ele precisa ser realizado ainda na maternidade, logo após o nascimento do bebê. Inteiramente arcado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o exame serve para fazer triagem de perda auditiva e verificar situações de surdez. As doenças verificadas no teste podem ser graves, pois há chances de estarem associadas a outras, inclusive, a síndromes. 
 
Mesmo após o exame, na medida em que a criança cresce, é preciso ficar atento aos sinais de problemas auditivos. As infecções nas orelhas são muito comuns nos bebês e causam dor, febre e perda auditiva. 
 
Entre os principais indícios de surdez ou diminuição na capacidade de ouvir, está a pouca interação ou atenção da criança a músicas, sons ou barulhos. Quando ela não se assusta com trovões ou com uma porta que bate, é preciso ligar o sinal de alerta. 
 
Ao perceber alterações, não importando a idade dos filhos, os pais devem procurar um otorrinolaringologista para avaliação. Alguns problemas podem ser reversíveis e, assim, impedir as crianças de sofrer atrasos no amadurecimento emocional, educacional e social. 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de