Picapes intermediárias. Se cuida Toro!
Desde 2010 crescendo a passos largos, o mercado de picapes é um dos mais importantes do Brasil. E o grande destaque é o das picapes intermediárias. Hoje existem apenas a Fiat Toro e a Renault Duster Oroch.
Hoje, o segmento de picapes anda bem disputado. Não só no Brasil mas em outros países, tem se tornado quase que uma obrigação para as marcas de automóveis terem uma picape em sua gama de produtos. Até a Mercedes-Benz, marca consagrada no segmento automotivo tem a sua Classe X.
Desde 2010 crescendo a passos largos, o mercado de picapes é um dos mais importantes do Brasil. E o grande destaque em vendas é o das picapes intermediárias. Hoje existem apenas a Fiat Toro e a Renault Duster Oroch.
A Toro praticamente domina sozinha o segmento vendendo quase quatro vezes mais que a concorrente da Renault. É a segunda, no segmento geral de comerciais leves, perdendo apenas para a sua companheira de marca, a Fiat Strada.
Mas a vida fácil da Toro está para mudar. A Volkswagen, a Ford e a Hyundai já estão se preparando para combater a queridinha do mercado brasileiro. A Volkswagen acabou de apresentar no Salão de São Paulo a Tarok, uma picape que ficará entre a Saveiro e a Amarok para 2020.
A Ford também divulgou na internet imagens da Rancheiro. Desenvolvida sob a plataforma do novo Focus, será posicionada abaixo da Ranger e está programada para ser lançada entre 2020 e 2021, com produção Mexicana e provável estreia no Brasil.
E a Hyundai está se preparando para lançar a sua picape intermediária. Já mostrou alguns protótipos, inclusive uma versão picape do Creta. O que anda sendo divulgado na internet é a imagem de um protótipo belíssimo, que também pode ser uma picape média que a Hyundai pretende lançar na plataforma do Santa Fé.
Com certeza quem ganha com isso tudo é o consumidor. Ter mais opções sempre gera uma competitividade saudável e melhoria no segmento. Os próximos capítulos do mercado de picapes médias promete. Agora é esperar e acompanhar essas novidades.