Pegue as malas e as taças...hoje, é dia de brindar o vinho alemão!

Os vinhos com selo alemão também merecem um lugar de destaque na adega! Nos últimos anos, eles vêm chamando muita atenção, inclusive, de especialistas renomados, que já os premiaram bastante mundo afora.

24 Nov 2018 - 06h30Por Kelly Erdmann

Ok, é impossível visitar a Alemanha e não se encantar pelas cervejas. Afinal, elas são incríveis e de altíssima qualidade, têm um sabor único e estão por todos os lugares, da estação de trem às cervejarias mais badaladas. Mas, hoje, o meu convite é outro. Que tal um brinde aos vinhos desse país tão bacana de conhecer?

Sim! Os vinhos com selo alemão também merecem um lugar de destaque na adega! Nos últimos anos, eles vêm chamando muita atenção, inclusive, de especialistas renomados, que já os premiaram bastante mundo afora.

Terra do Riesling, um vinho branco frutado, leve e delicioso, a Alemanha tem regiões vitivinícolas de tirar o fôlego. Ao todo, são 13 as áreas oficiais de produção de vinho por lá. Você sabia, por exemplo, que, em Mosela-Sarre-Ruwer, estão localizados os vinhedos mais íngremes da Europa e também os mais antigos do país? Já Rheinhessen é a maior região vinícola em solo alemão e, em Rheingau, o Riesling ocupa quase 80% das terras.

Para quem está de viagem marcada, a sugestão é dar uma passadinha na cidade de Rüdesheim am Rhein. Patrimônio da Unesco e capital do vinho no Vale do Rio Reno, ela está próxima de Frankfurt (ou seja, dá para ir e voltar de trem, rapidinho) e se dedica às uvas há nada menos do que mil e tantos anos.

Pequena e linda, Rüdesheim am Rhein tem vinhedos que praticamente encontram o Reno, formando cenários para ficar boquiaberto. Também dá para ver tudo do alto passeando pelo teleférico da cidade, que leva ao monumento Niederwald, construído em homenagem à vitória prussiana na Guerra Franco-Prussiana, em 1871. Por lá, ainda vale conhecer o Museu do Vinho, que está instalado em um castelo milenar.

Agora, o mais importante: o Riesling! Não importa se na Alemanha ou no Brasil, você precisa aproveitar a temporada de verão e se deliciar com esse vinho. Superaromático e uma com acidez incrível, ele pode ser seco, semidoce ou bem doce. A escolha é sua! ;)

 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Geral

Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá

Morte ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).
Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá
Segurança

Homem que matou ex-companheira em Guaramirim é condenado a 30 anos de prisão

Crime aconteceu em fevereiro de 2023
Homem que matou ex-companheira em Guaramirim é condenado a 30 anos de prisão
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Ver mais de