Os 10 mandamentos da reeducação alimentar

04 Nov 2019 - 13h47Por Cristiane Molon
1- Amar e aceitar a si mesmo, este é o primeiro passo para se realizar uma mudança. Enquanto ficarmos brigando com nossos defeitos, não conseguimos enxergar as qualidades.
2- Não fazer promessas absurdas. Não adianta programar emagrecer mais do que consegue em um tempo milagroso. Isso desmotiva.
 
3- Evite sentir fome. A fome é um mecanismo que nosso corpo utiliza para nossa proteção. Portanto, funciona quase que instintivamente. Para comer com equilíbrio, precisamos comer racionalmente, pensando e selecionando o que comer.
4- Não beliscar entre as refeições. O hábito de beliscar não deixa registros, nem físicos, nem mentais, o que, de certa forma, permite que comamos mais do que deveríamos.
5- Valorize ao máximo tudo o que comer. Se você está acima do peso, certamente, é uma pessoa que gosta de comer bem. Portanto, use bem este prazer, evite comer por comer. Faça um trato consigo mesmo: só comerei alimentos que realmente sejam saudáveis.
 
6- Não cobice o prato do vizinho. Torne seu prato agradável ao olhar e ao paladar. Assim, acabará com aquela ideia de que só é bom o que não faz parte da sua dieta.
 
7- Compre apenas os alimentos que consegue controlar: se é difícil se controlar quando há muito queijo em casa, quando há um bolo na geladeira ou quando sente o cheiro do chocolate, para que se martirizar?! Se você já sabe que não consegue ficar apenas na primeira bala ou bolachinha, não compre!
 
8- Retome a dieta sempre que cometer um pecado. Este mandamento costuma ser o mais eficiente, mas também é o hábito mais difícil de ser aprendido. Para aprendermos a retomar após deslizes, precisamos exercitar várias vezes essa atitude. Foco e persistência.
 
9- Seja verdadeiro com você mesmo. De nada adianta esconder de si mesmo aquele pedacinho de bolo ou aquele pãozinho que comeu antes do jantar. Também não adianta mentir para si mesmo que está fazendo a dieta corretamente, quando, na verdade, passa o tempo todo beliscando comida. Emagrecer é muito difícil porque ninguém pode fazer por nós.
 
10- Respeite a sua orientação alimentar. Sempre que comemos com equilíbrio nosso corpo responde de forma positiva.  Preste atenção na orientação alimentar e experimente cumpri-la da melhor forma possível.  Faça um trato com você mesmo e estipule metas.