Obra de arte: a joia da decoração!

Assim como uma joia traz sofisticação ao look, a obra de arte arremata a decoração de um espaço. Seja pela riqueza visual, ou pela exclusividade, ter uma obra de arte em casa é uma forma de valorizar os revestimentos e mobiliários do ambiente.

04 Out 2019 - 08h30Por Debora Volpi

Assim como uma joia traz sofisticação ao look, a obra de arte arremata a decoração de um espaço. Seja pela riqueza visual, ou pela exclusividade, ter uma obra de arte em casa é uma forma de valorizar os revestimentos e mobiliários do ambiente. 

Porém, muitas pessoas pensam que adquirir um quadro assinado, por exemplo, pode ser algo distante da realidade, o que nem sempre é verdade. Uma forma de ter acesso à arte é prestigiando um artista local. A vantagem é que com o crescimento do artista, sua obra também irá ter uma valorização. 

Em Jaraguá do Sul, um exemplo de artista que se dedica a embelezar residências e ambientes corporativos é Rosemarie Borgman. Ela já produziu cerca de 400 telas e conta que o trabalho ajuda a levar cores e sensações para as casas das pessoas. “Cor é alegria. Eu procuro passar sentimentos como leveza e inspirações”, afirma. 

Quando a ideia é inserir a arte no décor, ela estuda o ambiente, o estilo e, principalmente,  a vida dos moradores. Muitas vezes,  a ideia é contar uma história. A casa da infância, um cenário de uma viagem inesquecível ou a estação predileta do ano podem virar inspiração e tema principal da obra. 

Se você deseja inserir uma obra de arte na sua decoração de interiores, a dica é investir em peças que tenham a mesma linguagem, ou seja, que estejam em sintonia com o estilo do seu espaço. Elas também precisam traduzir o seu estilo de vida e retratar a sua personalidade. 

Nas residências, as obras de arte podem ser empregadas em diferentes cômodos e de várias formas. Elas podem estar em livings, em dormitórios, em halls de entrada, em cozinhas e até em banheiros. Podem ser posicionadas nas paredes, sobre móveis, ou mesmo direto no chão. Podem ficar isoladas ou agrupadas a uma série de outros exemplares, valorizando ainda mais o décor.

As cores vibrantes, logo na entrada principal de uma casa, por exemplo, são como um bom cartão de visitas. Pode ser uma forma interessante de dar boas vindas a quem chegar. 

Além de pinturas, você pode ainda investir em fotografias, gravuras, esculturas, impressos sobre superfícies, entre outros objetos. Solte a criatividade e deixe a arte entrar em sua casa!