O que são as fibras alimentares?

A fibra é uma parte do alimento que não é digerível nem absorvida e passa direto pelo intestino

12 Ago 2019 - 07h00Por Cristiane Molon

A fibra é uma parte do alimento que não é digerível nem absorvida e passa direto pelo intestino.

São as fibras que dão volume aos alimentos para que eles se mantenham em movimento em nosso sistema digestivo, formando o bolo alimentar.  Quando se fala em fibras, logo se pensa em intestino, no entanto, os benefícios vão além. Uma parte das fibras que é fermentada pelas bactérias serve de alimento para as células da mucosa intestinal, facilitando, assim, o aproveitamento de nutrientes. 

Outra ação importante é que elas atuam no controle do colesterol e do diabetes e estimulam um adequado funcionamento do intestino. No diabetes, as fibras atuam de forma direta. Os alimentos fontes de fibras promovem uma melhor resposta glicêmica, ou seja, refeições com fibras “lentificam” a absorção dos carboidratos.

Benefícios

- Auxiliam no funcionamento do intestino e do sistema imunológico;
- Ajudam no controle do diabetes, do colesterol, trazendo benefícios para o coração;
- Contribuem para a perda de peso;
- Tem um papel importante na prevenção do câncer colorretal.  

Quantidade ideal de fibras

O brasileiro consome, em média, 15 gramas de fibras por dia, enquanto o recomendado são 25 gramas. Por isso, incluir dez gramas diárias na sua alimentação pode fazer bem para o intestino, para a saciedade e até para o coração, reduzindo o colesterol ruim. 

Onde encontramos fibras

As fibras solúveis e insolúveis podem ser encontradas nas frutas e nos cereais integrais, como arroz, trigo, centeio, cevada e a aveia (esta última é uma grande fonte de fibras insolúveis). As leguminosas, como feijões, lentilha, grão de bico e ervilha, são fontes de fibras solúveis. Já as verduras e legumes contam com boas quantidades de fibras insolúveis. As sementes, como a chia, linhaça e semente de abóbora, também contam com fibras.