O que é torção de testículo?

Eles ainda sentem vontade frequente de urinar e, por causa destes sintomas unidos, o problema pode ser confundido com cólica renal

01 Ago 2019 - 08h00Por Lucas Galdino

Dor aguda e intensa que pode irradiar para a região inferior do abdome e para a virilha, além de ser sentida na bolsa testicular. Em resumo, é isso o que sente um paciente acometido pela torção de testículo. 

Geralmente, o problema ocorre em meninos com idade entre 12 e 18 anos, mas também pode surgir na infância e até na fase adulta. Juntamente com a dor, os pacientes costumam relatar a ocorrência de náuseas e vômitos devido à intensidade da dor. Eles ainda sentem vontade frequente de urinar e, por causa destes sintomas unidos, o problema pode ser confundido com cólica renal. 

Na maioria dos casos, a dor é contínua. Entretanto, não é incomum que cesse, caso a torção se desfaça de uma maneira espontânea, em especial quando ela não é completa. Mesmo com essa possibilidade, é essencial procurar ajuda médica o mais breve possível. Isso porque, o problema deve ser corrido por cirurgia em até 6h após a torção para evitar danos. 

Se não tratada a tempo, a torção de testículo tende a levar à perda da glândula devido a uma isquemia irreversível. Consequentemente, gera uma infecção local levando até mesmo a um quadro de infertilidade.