dengue 2

O cortisol e a alimentação

O cortisol é um hormônio importante quando está em quantidades normais, pois deixa nosso organismo preparado para situações de perigo

01 Jul 2019 - 07h00Por Cristiane Molon

O cortisol é um hormônio importante quando está em quantidades normais, pois deixa nosso organismo preparado para situações de perigo. Ele ajuda a manter a pressão e diminui a queima calórica para poupar energia em caso de ameaça. 

O problema é que nosso organismo não faz a diferenciação entre uma situação de risco real e imaginária. Assim, em momentos de estresse no trabalho, por exemplo, o corpo também irá interpretar que estamos em perigo e liberar o cortisol. Por isso, quando estamos expostos ao estresse crônico hiperestimulamos a produção do hormônio. O excesso dele aumenta o risco de diabetes, hipertensão arterial, depressão, ansiedade, fome, retenção de líquido, de déficit de memória e também estimula o acúmulo de gordura abdominal. 

Além do estresse, existem outros fatores que podem levar ao excesso de cortisol, como o tumor da suprarrenal ou tumor na hipófise, o uso de corticóide e a obesidade. Mudanças nos hábitos alimentares podem contribuir para a diminuição do hormônio, especialmente, nos casos em que ele é decorrente do estresse. Consequentemente, essas alterações ajudam no emagrecimento. 

Conheça os alimentos que podem auxiliar no controle do cortisol:

RICOS EM FENILALANINA
A fenilalanina é um aminoácido que é precursora da dopamina. Esse neurotransmissor está envolvido no mecanismo de recompensa cerebral fazendo a pessoa se sentir bem e diminuindo aquela grande vontade de ingerir alimentos gordurosos e ricos em açúcar. Alguns alimentos ricos nesse aminoácido são: frango, ovos, arroz integral, brócolis, abóbora, couve manteiga, agrião e alcachofra. 

RICOS EM TRIPTOFANO
O triptofano é um aminoácido e percursor da serotonina, que proporciona o prazer e o bem-estar. Alimentos ricos em triptofano são: arroz integral, soja, oleaginosas, carne, ovos, leite e derivados.

RICOS EM VITAMINA B5
A vitamina B5 é importante para regular o cortisol, pois o nutriente é um cofator para a produção de serotonina. Por isso, consuma damasco, amêndoa, leite, salmão, gérmen de trigo e farinha de aveia. 

COMER DE TRÊS EM TRÊS HORAS
Evite ficar longos períodos sem comer. O jejum prolongado funciona como um evento de estresse para o organismo e, assim, ocorre o aumento do cortisol.

DIMINUA O CONSUMO DE ALIMENTOS RICOS EM CAFEÍNA
Alimentos ricos em cafeína devem ser evitados. A substância é estimulante e, então, faz que com os níveis de cortisol aumentem. Bebidas e alimentos que possuem a cafeína: café, chá mate, chá preto, chá branco, chá verde, refrigerantes a base de cola e chocolate. 

DIMINUA O CONSUMO DE ALIMENTOS RICOS EM POTÁSSIO
O potássio pode diminuir a absorção de sódio, que fica comprometido quando os níveis de cortisol estão desregulados. Alguns alimentos ricos em potássio são: banana, melão, kiwi, maracujá e água de coco. 

PRATIQUE EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR
Procure praticar algo que goste, pode ser qualquer modalidade. Vale caminhar, pedalar, nadar, ioga, meditação. Sabe-se que as atividades físicas liberam serotonina, aumentando o bem-estar e reduzindo os níveis de cortisol.

Matérias Relacionadas

Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Política

Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho

Encontro ocorreu na terça-feira (23), em Florianópolis, durante passagem do ex-presidente por SC
Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho
Ver mais de