Novembro é mais azul e apela para a consciência masculina com a saúde.

Quando falamos de saúde, a prevenção vem sempre em primeiro lugar. Essa conscientização é realidade para grande parte das mulheres, que vão ao médico e realizam exames de rotina, evitando várias doenças.

05 Nov 2019 - 12h31Por Marcio Freitas

Na contramão, estão os homens, caracterizados pela falta de atenção com a saúde. A consequência é a expectativa de vida do público masculino no país. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2019, a expectativa ao nascer para as mulheres é de 80 anos, enquanto que para os homens é de apenas 73 anos. 

Como eles resistem a buscar auxílio médico para qualquer doença, a descoberta de alguma enfermidade acontece quando já está em estágio avançado. Neste mês, em que a campanha de conscientização é voltada à saúde masculina, em especial, ao câncer de próstata, é essencial repensar como você, homem, está cuidando da sua vida.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, 42 homens morrem diariamente devido ao câncer de próstata. Três milhões vivem com a doença, que é a segunda maior causa de morte em homens por câncer no país, só perdendo para o de pele. Em 2019, 68 mil novos casos devem surgir.

O preconceito e a cultura no Brasil, repletos de mitos e crenças, geralmente, são os fatores que impedem os homens de irem ao consultório médico. Os exames são necessários e garantem a descoberta precoce de qualquer condição de saúde. 

Por isso, neste Novembro Azul, não adie e nem deixe para depois. Afinal, não se brinca com a vida. Preserve o seu futuro!

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de