Nova geração do Corolla é lançada
A garantia do Corolla passou de 3 para 5 anos e, na versão híbrida são 8 anos
Lançado na Terça passada, dia 3 de setembro, modelo chegará às lojas a partir do dia 12 do mesmo mês em três versões de acabamento e duas de motorização. A plataforma modular TNGA é nova para o modelo, mas já é utilizada no Prius e no RAV4. O Corolla 2020 passa a ter uma versão híbrida flex, ofertada na configuração Altis. Com a mesma mecânica do Prius (motor a combustão + dois elétricos), porém com o 1.8 a combustão é capaz de trabalhar com gasolina (98 cv) e/ou etanol (101 cv).
O outro trem de força é o novo motor 2.0 Dynamic Force, com injeção direta e indireta combinadas e ciclo Atkinson para redução de consumo. Mesmo assim, entrega rendimento sem igual na categoria entre os aspirados: 177/169 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. A transmissão também é nova. O CVT Direct Shift com simulação de 10 marchas e uma primeira marcha mecânica aumenta a agilidade e reduz o ruído nas arrancadas.
O tamanho da nova verão não mudou muito passando de 4.620 mm de comprimento 4.630. Na largura ganhou 50 mm ficando com 1.780 mm e na altura perdeu 20 mm chegando aos 1.455 mm. A distância entre eixos se manteve em 2.700 mm. O volume do porta-malas também foi mantido em 470 litros. Já o tanque de combustível comporta 50 litros nas versões a combustão e 43 litros na versão híbrida.
A carroceria agora é 60% mais rígida e centro de gravidade 10 mm mais baixo. Nas suspensões o sedã manteve o esquema McPherson na dianteira, mas na traseira trocou o eixo de torção por um sistema independente do tipo double wishbone.
Muita tecnologia e evolução estão presentes, porém o freio de estacionamento continua sendo por alavanca, sendo que na Europa é eletrônico. A central multimídia é a mesma do RAV4, com tela de 8" e enfim conexões Apple CarPlay e Android Auto. A versão híbrida traz ainda uma tela de 7" no quadro de instrumentos, com layout configurável, enquanto as 2.0 receberam uma tela menor, de 4,2", na parte direita do cluster. A garantia do Corolla passou de 3 para 5 anos e, na versão híbrida são 8 anos.
Conheça os pacotes e preços de cada versão:
GLi 2.0 (R$ 99.990): rodas de liga aro 16", ar-condicionado analógico, direção elétrica, computador de bordo com tela de 4,2", 7 airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do motorista), controle de estabilidade, Isofix, multimídia de 8" com Apple CarPlay e Android Auto, câmera de ré.
XEi 2.0 (R$ 110.990): adiciona rodas de liga aro 17", ar-condicionado digital automático, piloto automático, modo Sport de condução, chave presencial, botão de partida, retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED e borboletas no volante para trocas de marcha manuais.
Altis 2.0 (R$ 124.990): adiciona faróis e lanternas em LED, ar digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, teto-solar elétrico, sensor de chuva e Toyota Safety Sense (piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa, farol alto automático e frenagem automática de emergência).
Altis 1.8 Hybrid (R$ 124.990): os mesmos equipamentos do XEi, mais faróis de LED e Toyota Safety Sense, além de trocar o motor 2.0 pelo sistema híbrido.
Altis Premium 1.8 Hybrid (R$ 130.990): soma lanternas em LED, ar digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, teto-solar elétrico e sensor de chuva.
Fotos: Toyota