Mercado brasileiro de cirurgia plástica cresce, apesar da crise

Em qualquer caso, antes de optar por um procedimento estético, converse com o seu cirurgião plástico

21 Ago 2019 - 07h00Por Josinaldo Martins
Cirurgias para fins estéticos representam a grande fatia das operações no Brasil, mesmo em tempos difíceis. Procura por procedimento aumenta também entre pessoas com até 50 anos. 
 
A cirurgia plástica caminha na contramão do cenário econômico brasileiro. Dados do censo bianual da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) comprovam que as pessoas têm priorizado operações para fins estéticos. O Brasil realizou 1,7 milhão de procedimentos cirúrgicos em 2018, sendo 60% plásticas. Em comparação com 2016, o crescimento representou 25,5%.
 
As preferências nacionais são o aumento de mama, a lipoaspiração e a abdominoplastia, em um dos países líderes nessas intervenções no mundo. A redução mamária foi outro destaque na pesquisa, que apontou aumento significativo nos últimos dois anos.
 
Por outro lado, engana-se quem pensa que esse panorama abrange somente a faixa etária jovem. A busca por uma aparência renovada entrou no radar de pessoas até 50 anos e deve virar tendência por conta do aumento da qualidade de vida. Segundo a SBCP, a faixa etária representou 34,7% dos procedimentos e soma, por ano, até 80 mil cirurgias. Esse público opta por intervenções no rosto, mamas e abdome.  
 
Os cuidados com a aparência ganharam outro forte aliado: os procedimentos que não levam o paciente para a mesa cirúrgica. O grande destaque é o avanço da aplicação de botox e preenchimentos entre os brasileiros. No ano passado, esses tipos de técnicas chegaram a se igualar com as cirurgias. A mudança ocorreu devido à complexidade ser menor nesses casos, pois uma plástica envolve exames, avaliações, pré e pós-operatórios, diferentemente do botox e preenchimentos. Além de que os produtos estão mais modernos e acessíveis. 
 
Em qualquer caso, antes de optar por um procedimento estético, converse com o seu cirurgião plástico. Ele irá indicar o melhor caminho para a sua saúde e aparência!
 

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de