vacina

Meditação: pratique!

Podemos dizer que o ato de meditar provoca uma redução do metabolismo com desaceleração do funcionamento do corpo.

04 Mar 2019 - 07h30Por Cristiane Molon

Alguns estudos demonstram alterações neurofisiológicas específicas quando uma pessoa está meditando. Entre elas, estão um menor gasto de oxigênio pelas células do corpo e a redução da frequência cardíaca e do ritmo respiratório. Em resumo, podemos dizer que o ato de meditar provoca uma redução do metabolismo com desaceleração do funcionamento do corpo. 
 
Outra alteração fisiológica observada é a ampliação das ondas cerebrais alfa, que são relacionadas ao relaxamento. O cérebro fica globalmente mais irrigado, aumentando a coerência e sincronia eletro-encefalográfica. Há ainda o aumento da concentração de dopamina, norepinefrina e serotonina (neurotransmissores), o que explica o aumento da sensação de prazer, motivação e energia após a prática. 
 
A meditação pode ativar no cérebro o córtex cingulado posterior, diminuindo as citocinas inflamatórias, moléculas responsáveis pela inflamação. Temos, assim, efeitos observados na redução dos hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina.
 
A prática regular de meditação também tende a ativar o córtex pré-frontal esquerdo, área relacionada com emoções positivas e bem-estar. A meditação aumenta a capacidade do cérebro de desenvolver novas conexões na medida em que é estimulado. De acordo com o tempo e regularidade da prática, observa-se efeitos na saúde física e comportamental. 
 
Meditadores experientes apresentam mais massa cinzenta em áreas corticais, relacionadas à atenção, memória, empatia e ao raciocínio. A prática contribui não somente para o estímulo e desenvolvimento cerebral, como também para a resistência do cérebro contra a degeneração natural do envelhecimento. O córtex cerebral, região responsável pelas habilidades de atenção e concentração, é mais espesso em quem medita há bastante tempo. Também é observada a redução da amígdala cerebral, parte do cérebro responsável pela luta ou pela fuga, medo e estresse em geral. Além de todos os benefícios citados, a meditação regular promove clareza mental, tranquilidade e mais consciência corporal.
 
Benefícios
A respiração rápida e crônica gera ansiedade, enquanto que um ritmo de respiração mais lento indica atividade cerebral reduzida. Isso contribui para diminuir a ansiedade, melhorar a capacidade de concentração, aprendizado e criatividade. A qualidade do sono tende a ser melhor, assim como o equilíbrio emocional e a sensação de bem-estar. Meditação não é um remédio, capaz de garantir solução para todos os problemas de saúde, ela deve ser entendida como uma intervenção auxiliar a outros tratamentos médicos

 

Matérias Relacionadas

Segurança

Moradora de Guaramirim que estava desaparecida é encontrada

De acordo com familiares, Taisi foi vista saindo de uma região de mata.
Moradora de Guaramirim que estava desaparecida é encontrada
Segurança

Binário na rua Erwino Menegotti será implantado ainda neste mês, em Jaraguá

Segundo o diretor de Trânsito e Transporte, Gilmar Marietto, a implantação de binários segue uma tendência de criar corredores em vias paralelas proporcionando maior facilidade nos deslocamentos
Binário na rua Erwino Menegotti será implantado ainda neste mês, em Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (23).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Frente fria traz mudanças e provoca pancadas de chuva em SC

Frente fria se aproxima entre esta terça e quarta-feira
Frente fria traz mudanças e provoca pancadas de chuva em SC
Ver mais de