Labirintopatia: doença estimulada pelo estresse

Em momentos de estresse intenso, você já se sentiu tonto, como se o mundo girasse ao seu redor? Não é exagero dizer que, nesses períodos, a cabeça fica tomada por total falta de equilíbrio.

29 Jan 2019 - 06h30Por Márcio Freitas

Em momentos de estresse intenso, você já se sentiu tonto, como se o mundo girasse ao seu redor? Não é exagero dizer que, nesses períodos, a cabeça fica tomada por total falta de equilíbrio. De fato, nesses dias, tão comuns, a sensação pode ter uma causa que vai muito além do simples cansaço ou irritação.

O estresse serve de gatilho para a labirintopatia, doença bastante incômoda que provoca tonturas rotatórias, além de náuseas, dores de cabeça, vômitos e problemas de equilíbrio. Em alguns casos, ela também induz o paciente à perda auditiva.

A doença é facilmente confundida com distúrbios metabólicos ou de tireoide, enxaqueca, cefaleia tensional e crises hipertensivas. Ela também costuma ser relacionada como labirintite. Esta é um processo inflamatório no labirinto e é caracterizada pela tontura. Já a labirintopatia tem como causa frequente o estresse.

No consultório, é comum o aumento de casos de pacientes reclamando os sintomas da doença nos últimos meses do ano. Eles estão relacionados ao excesso de trabalho, falta de folgas para relaxar, problemas de ordem emocional, crises financeiras e tantos outros inconvenientes que tomam proporções maiores nessa época devido ao cansaço físico e mental.

A boa notícia é que a labirintopatia tem cura. As alterações labirínticas são tratadas descobrindo a doença causadoras e compensando-as, além de medicação para controle da tontura e reabilitação do labirinto. Outra dica é evitar as crises buscando equilíbrio emocional com hábitos saudáveis, atividade física e momentos de lazer.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de