Já tomou água hoje?

Ela mata a sede, hidrata o corpo e é vital para o corpo

09 Jan 2020 - 10h30Por Raphael Lahr

Um aviso clichê, mas que sempre permeia os assuntos de saúde comuns no verão, diz respeito à hidratação corporal. Afinal, ninguém deseja passar parte da estação mais quente do ano doente. Com o aumento da temperatura, a perda de água pelo organismo é maior. A alimentação leve e a grande ingestão de líquidos ajudam a evitar a desidratação comum dessa época do ano.

 

Uma pessoa adulta perde, em média, dois litros de água por dia através de suor, urina e fezes. No caso de suor, além de água, o corpo elimina sais minerais, como o sódio, que precisam ser repostos. Quando isso não acontece, o organismo entra em processo de desidratação, situação perigosa que, em caos extremas, pode ser fatal.

 

Por isso, é importante beber água, sucos naturais, água de coco e líquidos presentes nos alimentos sólidos. A água está em todos os alimentos, sendo que alguns possuem grandes concentrações.

 

A base da hidratação é a água, essencial em todos os processos metabólicos vitais para o organismo. Ela auxilia na aquisição de nutrientes dos alimentos consumidos e permite que uma pessoa possa viver. Além disso, diminui a densidade do sangue, ajuda a desinchar o corpo, regula a temperatura, reduz infecções e desintoxica. Já a água de coco é refrescante e rica em sais minerais e nutrientes, uma verdadeira bebida isotônica natural, ideal para reidratar o corpo após atividades físicas.

 

Melancia, abacaxi, melão, laranja e pepino estão entre as frutas e os legumes que possuem boa dose de água na composição. Aposte em sucos, sorvetes e picolés dessas frutas também. Além disso, chás gelados hidratam e contêm os mesmos benefícios da bebida quente. Vale lembrar que nada substitui a água. Portando, não esqueça de levar uma garrafinha onde quer que vá!

 

Com todas as opções citadas, fica fácil se manter hidratado e saudável para aproveitar o melhor do verão. Aproveite!