quarta, 22 de maio de 2019 - 11h56
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo

Infertilidade masculina afeta até 30% dos casais com dificuldades para ter filhos

A infertilidade afeta de 10% a 20% dos casais em idade reprodutiva e, em cerca de 30% dos casos, o problema está relacionado a fatores masculinos.

07 Mar 2019 - 07h30Por Raphael Lahr

A infertilidade afeta de 10% a 20% dos casais em idade reprodutiva e, em cerca de 30% dos casos, o problema está relacionado a fatores masculinos. Os motivos são diversos e, muitas vezes, acabam se associando. Por isso, a atenção à saúde do homem é essencial em todas as fases da vida. 
 
Uma das doenças que mais ocasiona infertilidade é a varicocele, que acomete os vasos testiculares e pode ser detectada em exames físicos. Ela é a causa mais frequente de redução do potencial fértil dos homens, responsável por até 40% dos casos de infertilidade masculina primária. 
 
Para se chegar ao diagnóstico, são necessários vários exames, incluindo o espermograma. Ao identificar a ausência de espermatozoides, deve-se avaliar a presença de doenças que impedem a saída deles, como fibrose cística, por exemplo. Situações que interferem na produção pelos testículos, como alterações genéticas e disfunções hormonais, também são estudadas.
 
Além da presença de doenças diretamente relacionadas à fertilidade, é importante ressaltar que hábitos de vida pouco saudáveis, também afetam a produção de espermatozoides. Nesta lista estão o tabagismo, o uso de drogas e anabolizantes, atividade física em excesso ou a falta dela, obesidade, exposição a produtos tóxicos e à poluição, estresse e má nutrição. 
 
O tratamento da infertilidade depende sempre da causa. No caso da varicocele, é necessário um procedimento cirúrgico para correção. Já um paciente com disfunções hormonais precisa detectar a motivação e corrigi-la. É tudo individualizado, por isso a importância de os homens procurarem o especialista para o diagnóstico correto.