Infecção urinária tem prevenção

A ocorrência de infecção urinária masculina é bem menos significativa do que a feminina e a maior parte das infecções são ocasionadas por fator de risco como a pouca ingestão de água ou a prisão de ventre

13 Jun 2019 - 07h00Por Raphael Lahr

Para prevenir a infecção urinária, que afeta crianças, homens e mulheres, cabe ao paciente adotar hábitos saudáveis.  A melhor forma de evitar as infecções urinárias é a hidratação. Além disso, vale evitar segurar o xixi por muito tempo e cuidados alimentares para evitar a constipação intestinal.

Mulheres sexualmente ativas podem, ainda, aderir a práticas que auxiliam na prevenção. Urinar após relações sexuais, diluindo a urina e esvaziando a bexiga, manter a higienização depois de fazer xixi para evitar o acúmulo de bactérias e utilizar preservativo durante o ato sexual são algumas delas.

A ocorrência de infecção urinária masculina é bem menos significativa do que a feminina e a maior parte das infecções são ocasionadas por fator de risco como a pouca ingestão de água ou a prisão de ventre. No caso de homens com hiperplasia benigna da próstata, a redução da ingestão de cafeína, de álcool e determinados medicamentos pode ajudar a melhorar o fluxo de urina e a prevenir a retenção de xixi na bexiga, diminuindo, assim, a probabilidade de contrair a doença.