Independência ou Morte! As Cervejarias Artesanais Independentes estão mudando o padrão de consumo

No Brasil, assim como já aconteceu em outros países, as pequenas cervejarias locais têm mudado o padrão de comportamento do consumidor

05 Set 2019 - 08h00Por Mestres Cervejeiros

Olá Amigos Cervejeiros e amantes da boa cerveja! Estamos na semana da pátria, e nada mais justo do que falar sobre as cervejarias artesanais independentes.

As pequenas cervejarias artesanais são consideradas independentes, pois não pertencem aos grandes conglomerados empresariais. No Brasil, assim como já aconteceu em outros países, as pequenas cervejarias locais têm mudado o padrão de comportamento do consumidor e feito estragos no planejamento das grandes indústrias.

Prova mais efetiva desse impacto são as incorporações de pequenas cervejarias pelas grandes do mercado, bem como, no lançamento de novos produtos que se assemelham com as artesanais, como as hops, puro malte, etc, lançadas recentemente pelas grandes companhias.

Entretanto, para o deleite das pequenas, essa mesma estratégia de lançar produtos com características artesanais só contribui ainda mais para que o mercado consuma mais nossos produtos. Pois as artesanais são mais inovadoras, mais ágeis e mais próxima aos consumidores.

Soma-se a esse fato, a geração atual de consumidores, que são mais propensos a novas experiências, sem ter o medo que provar novas receitas, conhecer novos produtos e abraçar novas marcas, deste que estejam alinhadas com suas expectativas e seus desejos.

É uma luta de David contra Golias, mas as Cervejaria Artesanais Independentes sabem que é um jogo de xadrez, e não de força e poder.

Curiosidade

Outro fato, não menos importante, foi a geração de empregos no último ano de 2018. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged foram criados 1.757 novos postos de trabalho no setor cervejeiro no Brasil, sendo 951 vagas nas cervejarias artesanais de pequeno porte, contra 800 vagas nas de grande porte.

Isso tudo é resultado do fenômeno que já ocorreu em outros país e que agora demonstra sua repetição no nosso país. Temos a geração de um público mais exigente por produtos mais qualificados e mais inovadores.

Inovação

Por favor em inovação, a equipe de produção da Cervejaria Maestro, esteve esta semana na cervejaria-laboratório da Agrária, a maior maltaria da América Latina, desenvolvendo novas formulas e novos tipos de cervejas que logo estarão no mercado. Em breve teremos novas sinfonias de sabores!

Para agendar:

No dia 07 de setembro ocorre o 2º Nereu in Beer. Serão 10 torneiras de chope artesanal, com as cervejarias: Retorcida, Rott North, Blumenau, Maestro, Stannis, Cherokee, Karsten, Konigs, C'est La Vie, Graal Beer e Hard Bop. Comida por conta do Fratelli com seus deliciosos Hamburguers e Churrasco. Haverá música ao vivo iniciando com Sebasthian Paul as 11 horas, Elton as 14 horas e Th3 Gentlemen as 18 horas, Entrada Gratuita Local Rua Pioneiro Luiz Sarti, 970 - Nereu Ramos - Jaraguá do Sul.

Já no dia 21 de setembro o Primeiro Strassenfest na Cervejaria Maestro. O primeiro realizado na Cervejaria Maestro. Muitos outros já foram realizados em Jaraguá do Sul. Serão apenas 150 convites que estarão à venda. Haverá muita comida típica, música e muita, mas muita Cerveja Boa da Maestro. Um evento com a assinatura do Moa Gonçalves.

E, preparem-se para dia 05/10, a grande Festa de Aniversário de 5 anos da Cervejaria Maestro com lançamento da Cerveja 5º Simphonia! Trata-se de uma Russian Imperial Stout comemorativa com o Special Coffee Blumenau e foi concebida por nosso Mestre Cervejeiro Fábio Stein para ser uma cerveja de construção rica, bela, sofisticada e única na história da Maestro assim como foi a 5º Sinfonia de Beethoven.

Se for dirigir não beba! Produto destinado para maiores de 18 anos. Seja consciente!