dengue 2

Funcionalidade e amplitude: invista na integração dos ambientes

Esse “formato” também pode ser interessante para quem gosta de receber convidados

31 Mai 2019 - 07h00Por Debora Volpi

De um lado, residências cada vez mais compactas. De outro, moradores que buscam praticidade para o dia a dia. Neste contexto, surge uma tendência na arquitetura: a integração dos ambientes. 

Integrar sala e cozinha, por exemplo, pode trazer uma sensação de amplitude para o seu projeto. Além disso, vai estimular - e facilitar - a interação entre as pessoas da casa, em momentos de refeição ou de lazer. 

Esse “formato” também pode ser interessante para quem gosta de receber convidados. É que ambientes integrados acabam se transformando em verdadeiras áreas de convivência e confraternização, pois possibilitam que o cozinheiro interaja com os visitantes.

Outra tendência nos dias de hoje é a junção da sala com a varanda. Neste caso, a dica é observar a dimensão da área externa. Se for muito pequena, o efeito pode não ser satisfatório. Uma alternativa é usar vidro para integrar as áreas visualmente, mantendo a delimitação dos espaços, e ainda assim, garantindo a sensação de amplitude do espaço. 

Mas, antes de realizar a integração, é preciso fazer um planejamento, embasado no cotidiano e nas prioridades do morador. A decoração também vai exigir um cuidado especial, já que os cômodos terão de estar em sintonia. 

Se a ideia é realizar uma reforma, e integrar espaços a partir dela, a atenção também deve ser redobrada. Isso porque antes de derrubar uma parede, é necessário saber as características estruturais do imóvel, como a presença de vigas ou pilastras, por exemplo. Além de danificar a estrutura da casa ou apartamento, deixar uma viga ou pilastra no meio de um ambiente faz com que a estética da integração seja comprometida. 

Também é necessário ter cuidado com intervenções em apartamentos, pois podem resultar em problemas futuros, como a perda da garantia do imóvel ou até mesmo danos ao isolamento acústico entre os pavimentos. Esteja, portanto, atento às orientações da sua construtora e às regras estabelecidas em condomínio.

Foto: Yan Oliveira

Matérias Relacionadas

Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Política

Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho

Encontro ocorreu na terça-feira (23), em Florianópolis, durante passagem do ex-presidente por SC
Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho
Ver mais de