dengue 2

Feng shui: aprenda a equilibrar as energias do seu lar

A técnica, pautada na Medicina Chinesa, propõe o equilíbrio das energias nos nossos espaços a partir da materialização dos cinco elementos da natureza

20 Set 2019 - 07h00Por Debora Volpi

Você já ouviu falar no Feng Shui? A técnica, pautada na Medicina Chinesa, propõe o equilíbrio das energias nos nossos espaços a partir da materialização dos cinco elementos da natureza: madeira, fogo, terra, metal e água. Como? Através das cores, formas e sensações capazes de trazer ainda mais bem estar para as nossas casas e vidas.

Para entender melhor como levar essa técnica para o décor das nossas casas, eu conversei com a arquiteta,  Andressa Kessler, especialista no tema. Segundo ela, “as energias dos ambientes podem ser trabalhadas desde a concepção de um projeto arquitetônico de um empreendimento ou do projeto de interiores. Também pode ser aplicado em um ambiente já concebido, analisando e sugerindo alterações, quando necessário, na disposição dos móveis, objetos, cores e texturas, para tornar cada ambiente aconchegante e ajudar os seus usuários a atrair benefícios para a vida”. Ela também deu algumas dicas, de como aplicar a técnica, na prática, confira: 

Projeto feito pela Andressa Kessler, em parceira com a Triana Arquitetura e Inoui Productions, de Balneário Camboriú

Quarto

No quarto, vários itens devem ser observados, como a posição da cama de acordo com a direção favorável das pessoas que dormem ali e de preferência não ter a cabeceira embaixo de uma janela. Nesta situação o fluxo de energia é grande e pode prejudicar o sono, além de trazer uma sensação de instabilidade e insegurança. Para quartos de casais, o indicado é ter criados mudos iguais para que a energia do casal seja equivalente, e travesseiros e almofadas sobre a cama sempre aos pares. Não é indicado que se tenha espelho refletindo a cama para não prejudicar o sono.

Sala

A sala é o coração da casa, por isso é importante ser um lugar aconchegante e que o sofá não fique de costas para a entrada, senão bloqueamos a entrada de energia e a entrada de pessoas na nossa vida. Outra dica importante: observe os quadros e os objetos da sua  decoração. Que mensagens eles trazem? Que sensações? Opte por imagens que representem o que você quer atrair para a sua vida!

Escritório

Em um escritório é importante que sempre se tenha a visão da porta de entrada do ambiente, mas, de preferência, que não fique exatamente em frente a porta, pois ali o fluxo de energia é intenso, podendo gerar desconforto e improdutividade. Se um escritório não tiver janelas para o exterior, além de uma boa iluminação e ventilação artificial, é interessante ter quadro com uma paisagem bem bonita, para que a consciência não fique limitada dentro do ambiente.

Cores

De uma maneira geral, nos ambientes de descanso se utilizam tons mais claros. Em ambientes de trabalho é legal ter algum móvel ou objeto em amarelo para estimular a criatividade e a resolução de problemas, mas deve-se ter cuidado com o seu excesso, pois pode gerar desconcentração demasiada e conversas excessivas.

Matérias Relacionadas

Saúde

Centro de Atendimento Dengue, UBS ou hospital: saiba onde procurar atendimento em Jaraguá

Alguns sinais e sintomas podem estar presentes em mais de uma doença. Saber identificá-los, é importante e fará a diferença na hora de buscar atendimento de forma rápida e sem transtornos
Centro de Atendimento Dengue, UBS ou hospital: saiba onde procurar atendimento em Jaraguá
Segurança

Novos controladores de velocidade começam a operar nesta sexta-feira, em Jaraguá

A velocidade máxima permitida continua sendo 60 km/h. Os equipamentos contam com uma tecnologia mais moderna e eficiente, com uma resolução superior aos equipamentos antigos
Novos controladores de velocidade começam a operar nesta sexta-feira, em Jaraguá
Segurança

(Vídeo) Carro fica parcialmente destruído após acidente na SC-108 em Guaramirim

O caminhão foi projetado para fora da rodovia e acabou colidindo em árvores à margem da pista.
(Vídeo) Carro fica parcialmente destruído após acidente na SC-108 em Guaramirim
Geral

Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR

A apresentação reúne os estudantes de acordeon, canto, piano e piano popular, acontece no dia 26 de abril
Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR
Ver mais de