Fake News

O que fazer para não disseminar notícias falsas? Como ter a certeza que a notícia é verdadeira?

14 Ago 2019 - 07h30Por Vitor Blemer

Como saber o que é? O que fazer para não disseminar notícias falsas? Como ter a certeza que a notícia é verdadeira? Porque é tão importante acabar com as Fake News?

Existe um grande número de notícias sendo divulgadas pelas Redes Sociais onde a rapidez é maior e o controle é praticamente impossível.

O governo vem investindo em campanhas de conscientização para tentar orientar os usuários de como evitar e não dar importância para esta prática.

Os objetivos das Fake News é induzir o leitor ao erro com notícias falsas. Outro grande objetivo é levar o usuário para sites, portais, blogs e outros endereços da web onde eles querem de alguma forma mostrar propaganda de suas marcas que pagam para estar ali e não sabem que o grande fluxo de visitas que aquele endereço tem é devido a estes métodos.

Os hackers das notícias falsas geralmente atuam em uma zona da internet chamada deep web, este local tem pouco controle, as pessoas usam este espaço para fazer coisas ilegais, como venda de drogas, armas, tráfico de pessoas entre outras coisas. Falaremos disso em um outro momento.

Para você ter certeza que uma notícia é verdadeira deve primeiro identificar qual a instituição que está veiculando a notícia, isso não deve ser feito pela imagem, mas sim pelo nome do site ou blog, pois as vezes um canal compartilha de um outro canal e assim por diante até chegar em você. Antes de participar desta rede de mentiras, siga o caminho que esta notícia fez até chegar a você. Aconselhamos que você verifique se esta notícia está em mais de um meio de comunicação, isso vai lhe dar a certeza para participar ou não disso.

A divulgação de uma ou mais notícias podem ter um impacto significativo nas vidas das pessoas, de uma empresa, de uma cidade, estado e até do país. Já tivemos muitos exemplos do resultado das Fake News em momentos da nossa política, economia entre tantos outros. Um exemplo muito conhecido foram as eleições nos Estados Unidos entre Trump e Hilary, em que foi informado nas redes socias estimativa de votos que não eram verdadeiras.

Alguns desses boatos parecem não fazer muita diferença, isso é um grande engano. No Brasil temos mais de 120 milhões de usuários diários das redes sociais, nem todos tem o mesmo entendimento e discernimento sobre assuntos que muitas vezes não tem conhecimento suficiente para julgar se é verdade ou não. O envio de notícias falsas além de ser crime causam muitos prejuízos a sociedade.

Consulte, fale com outras pessoas da sua confiança, investigue, não seja usado por pessoas sem ética. Isso é ruim para você e todos a sua volta. Não participe.

Referência Bibliográfica: