dengue

Está tudo girando!? É labirintite?

Há algum tempo, qualquer tontura ou desequilíbrio era um diagnóstico para a doença, principalmente, no entendimento leigo das pessoas.

22 Out 2019 - 14h30Por Marcio Freitas

Bateu aquela sensação de tontura e logo se pensa: “estou com labirintite”, não é? Mas, ao contrário do que muitos imaginam, nem sempre esse sinal isolado representa a doença. 

Tontura, vertigem e labirintite possuem características diferentes. O termo "tontura" é usado para descrever qualquer situação estranha relacionada ao equilíbrio corporal, o que pode significar sensação de cabeça vazia ou cheia, flutuação, perda do equilíbrio, insegurança ao caminhar, entre outros sintomas. Já a sensação de que os objetos do ambiente giram ao redor da pessoas ou que a cabeça está rodando é a vertigem. Por outro lado, a labirintite é causada por uma infecção no labirinto. 

Todas as pessoas podem sofrer com distúrbios do equilíbrio, mas, segundo dados internacionais, os idosos compõem a faixa etária mais atingida e que mais relata a queixa nos consultórios médicos. Até crianças sofrem com o incômodo, mas têm dificuldade em explicar os sinais. 

O problema tem tratamento e, entre as medidas, inclui a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia. Quem sofre de tontura deve evitar ingerir em excesso substâncias que irritam o labirinto e o cérebro, como cafeína (presente no café, em chás e refrigerantes, por exemplo), álcool e cigarro. Açúcar e alimentos doces industrializados também podem potencializar as crises. 

A medicação mais recomendada não vem somente em cápsulas. Alimentação equilibrada e exercícios físicos são uma boa dose de equilíbrio para o corpo, indicados para uso contínuo. Vale lembrar que, apesar das dicas, o tratamento é individualizado. Por isso, existe a ajuda médica especializada, um elemento essencial para buscar o melhor caminho para a sua saúde.

Matérias Relacionadas

Segurança

Aluna é flagrada com cigarro de maconha em escola de Schroeder

Caso foi registrado na manhã desta sexta (19)
Aluna é flagrada com cigarro de maconha em escola de Schroeder
Segurança

(Vídeo) Buscas por mulher desaparecida são retomadas em Guaramirim

As buscar foram finalizadas na madrugada deste sábado e retomadas no início desta manhã; Confira imagens exclusivas:
(Vídeo) Buscas por mulher desaparecida são retomadas em Guaramirim
Segurança

Mulher arremessa faca contra namorado em Schroeder

Caso foi registrado na madrugada deste sábado (20)
Mulher arremessa faca contra namorado em Schroeder
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de