Envelhecimento da pele X rosto rejuvenescido e bonito

O processo do envelhecimento, aliado ao efeito da gravidade, faz com que os músculos faciais se enfraqueçam, acentuando a flacidez com perda do contorno do rosto.

13 Jan 2020 - 16h20Por Cristiane Molon

A partir dos 25 anos de idade as fibras de sustentação da pele, o colágeno e a elastina começam diminuir, causando perda da firmeza da pele, assim como o surgimento de marcas de expressão. A partir dos 30 anos, perdemos 1% do colágeno ao ano e, aos 50 anos, temos somente 35% da capacidade de produzi-las.

O processo do envelhecimento, aliado ao efeito da gravidade, faz com que os músculos faciais se enfraqueçam, acentuando a flacidez com perda do contorno do rosto. Os locais onde a pele é mais fina são mais prejudicados, como área dos olhos e maçãs do rosto. As olheiras ficam mais evidentes, as bochechas começam a cair e, então, formam-se os sulcos, um dos que mais incomodam são os sulcos nasogenianos, ou "bigode chinês", e ruguinhas no buço, conhecidas como "código de barras". 

Observamos também a pele mais seca e menos firme. O envelhecimento depende da genética de cada um, assim como dos hábitos alimentares e se a pessoa usa cremes e protetor solar diariamente. Sabemos que o cigarro, o sol excessivo, a alimentação rica em açúcar e frituras aceleram o processo do envelhecimento.

Sinal vermelho para a pele:
Cigarro, fritura, dormir maquiada, sol, exagerar em bebidas alcóolicas, abusar do açúcar.

O que fazer para recuperar a jovialidade na pele do rosto?
- Suplementação de antioxidantes (selênio, zinco, vitamina C e E, betacaroteno);
- Usar diariamente filtro solar (a radiação está presente até nos dias nublados e chuvosos e degrada o colágeno);
- Cremes próprios para cada idade com ativos nanolipossomados;
- Radiofrequência. O equipamento eleva a temperatura da pele até aproximadamente 39/40°C. Essa energia promove o aquecimento dos tecidos mais profundos, estimulando a retração das fibras de colágeno e levando a um efeito lifting.
- Laser CO2 e Pixel. São procedimentos que renovam a pele, estimulando mais fibras de sustentação.
- Toxina botulínica. Usada para amenizar marcas de expressão na área dos olhos, testa, entre as sobrancelhas, no pescoço e colo.
- Preenchimento com ácido hialurônico. Usado para vincos finos ou mais profundos, assim como para dar volume na face.
- Carboxiterapia facial. Injeção de CO2 medicinal na pele com o objetivo de aumentar a circulação local e promover vasodilatação com consequente estímulo de colágeno.