dengue 2

Entendendo o vegetarianismo

O vegetarianismo é uma opção alimentar que exclui todos os tipos de carnes. Mas, na prática do vegetarianismo, existem vários estilos.

18 Fev 2019 - 07h30Por Cristiane Molon

A cada dia, aumenta o interesse das pessoas pela alimentação sem carne. Ideologia, preocupação com o meio ambiente, saúde, religião, paladar, consciência, estilo de vida, esses são alguns dos motivos que têm levado muitas pessoas a não comerem carne. A Índia é um exemplo que mantém a prática do vegetarianismo por milhares de anos. 
 
O vegetarianismo é uma opção alimentar que exclui todos os tipos de carnes. Mas, na prática do vegetarianismo, existem vários estilos:
 
- Ovolactovegetarianismo - utiliza ovos, leite e derivados em sua alimentação, excluindo todos os tipos de carne.
- Lactovegetarianismo - utiliza leite e derivados, excluindo ovos e todos os tipos de carne.
- Ovovegetarianismo - utiliza ovos em sua dieta, porém, exclui leite e carnes. 
- Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na alimentação.
- Veganismo - não consome produtos que gerem exploração e/ou sofrimento animal. Adota o vegetarianismo estrito no âmbito da alimentação. Por isso, costuma-se também chamar de “vegano” aquele que não consome nenhum alimento de origem animal (carnes, ovos, latícinios, mel, etc). Também exclui os produtos que tenham sido testados em animais, como xampus, cremes, materiais de limpeza, sapatos, cintos, bolsas e roupas de couro e seda. 
- Crudivorismo - vive de crus, do alimento vivo (saladas, vegetais, sementes, brotos, algas).
- Frugivorismo - só consome frutas. 
 
Os macronutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras são essenciais para um bom funcionamento do organismo. Se houver restrição de um desses macronutrientes sem substituir por outros com valor nutricional similar, podem ocorrer alguns desequilíbrios metabólicos. Aqui, ressalto a importância do acompanhamento médico e nutricional para que se mantenha o corpo funcionando de forma equilibrada.
 
Dá para viver muito bem sem comer carne, no entanto, é necessário se preparar e adequar a nova rotina alimentar, com a substituição adequada dos alimentos que não serão mais ingeridos. Transformar o vegetarianismo em um estilo de vida saudável vai depender das escolhas na hora de comer. 
 
Podemos encontrar pessoas não vegetarianos saudáveis e vegetarianos com inúmeras deficiências nutricionais, o contrário também é válido. Para quem quer diminuir ou restringir o consumo de carne, a dica é: tenha calma, dê um passo de cada vez, é um processo de mudança. Na próxima semana continuaremos falando sobre o tema.

 

Matérias Relacionadas

Segurança

Briga familiar termina em caso de Polícia em Guaramirim

Caso foi registrado nesta quarta-feira (24)
Briga familiar termina em caso de Polícia em Guaramirim
Segurança

Mulher aciona botão do pânico e homem é preso por descumprir medida protetiva em Jaraguá

Caso aconteceu nesta quarta-feira
Mulher aciona botão do pânico e homem é preso por descumprir medida protetiva em Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Ver mais de