Entenda porque você deve aproveitar mais essa época de férias escolares

As férias familiares têm impacto duradouro na felicidade das crianças

05 Dez 2018 - 07h30Por Karin Petermann

De acordo com especialistas, viagens com fam são o presente que continua dando.

O fim do ano se aproxima e com eles surgem muitos planos de viagem. Porque viajar é muito bom, não é mesmo? Poder aproveitar um tempo só com as crianças, sem burocracia de horários, assistir filmes até tarde e sentar em um banco despreocupadamente tomando sorvete e conversamos com as crianças. As férias são ótimos momentos em que podemos usufruir verdadeiramente da presença deles e eles da nossa.

È bem comum que quando os pais tem que voltar a rotina de trabalho, as crianças fiquem esperando ansiosamente pelas próximas férias, tudo por causa da diversão.

De acordo com especialistas, os pais que gastam mais dinheiro com as férias da família estão gastando melhor do que com brinquedos, que as crianças ficam aborrecidas em uma ou duas semanas depois que já enjoaram do brinquedo.

Esse período de recesso escolar e do trabalho são valorizadas pelas crianças, tanto enquanto usufruem desse momento em família quanto por muito tempo depois em sua memória, ou vai me dizer que você não tem boas histórias de quando você era criança e passava férias na casa da oma? As crianças têm  a possibilidade de conversar sobre coisas sem sentido com seus pais, compartilhando um sorvete e momentos de tempo em que seus interesses são genuinamente levados em consideração.

E mais: Viajar com seus filhos também pode ser benéfico para o desenvolvimento do cérebro. Um ambiente enriquecido oferece novas experiências que favorecem a interação interação social, física, cognitiva e sensorial combinada. Imagina: família juntos na piscina, caminhando juntos em um trilha, rolando na grama, acampando juntos, saindo juntos sob o sol quente ou  sentindo areia entre os dedos. Se essas experiências são boas para nós, imagina para as crianças que estão formando as suas percepções de mundo ainda!

Essas experiências têm capacidade de aprimorar as funções executivas como regulação do estresse, atenção, concentração, bom planejamento e a capacidade de aprender e também melhorar a saúde física e mental. Elas funcionam como fertilizantes cerebrais e se desencadeiam em ambientes enriquecidos e ainda, estão associados ao maior QI em crianças.

Viu só como aquele tempo relax que você tem com seus filhos, as experiências que proporcionam em um ambiente de tranquilidade e descontração podem trazer grandes benefícios para seus filhos? Se gostou desse post, lembra de compartilhar nas suas redes sociais.