terça, 18 de junho de 2019 - 15h47
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo

Endomarketing

Ao unir forças com o departamento de Marketing, o RH pode traçar estratégias e ações que vão trazer resultados muito interessantes, tanto para os próprios funcionários quanto para a empresa.

15 Abr 2019 - 07h30Por Emílio Da Silva Neto

O ENDOMARKETING é uma estratégia de marketing voltada para ações internas na empresa, sendo uma das maneiras mais eficazes para reduzir o turnover (índice de rotatividade de funcionários) e atrair profissionais altamente qualificados para a empresa.

Ajuda a criar e desenvolver uma imagem de ‘bom lugar’ para se trabalhar e acaba se tornando o emprego dos sonhos para muita gente.

A estratégia é trabalhar a percepção dos colaboradores a respeito da empresa, considerando suas reivindicações, e apresentar novas formas de transformar os funcionários em ‘evangelizadores’ da marca.

Em outras palavras, ENDOMARKETING, ou marketing interno, é a estratégia de marketing institucional voltada para o público interno da empresa, através de diversas ações, desde a comunicação interna e as políticas de benefícios e incentivos até os eventos voltados para os colaboradores e sutilezas como a decoração da empresa.

A importância do investimento nessa estratégia está na influência dos colaboradores dentro da própria empresa, pois eles possuem contato diário com todos os processos e isso os torna mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da ‘marca’ (empresa, seus produtos, seus processos e seu conjunto de valores) de modo geral. 

Disponível para compra on line em www.amazon.com.br e em lojas fisicas (Grafipel/Jaraguá do Sul, Livrarias Catarinense/Santa Catarina  e Livrarias Curitiba/Paraná). Também, com dedicatória personalizada, diretamente com o Autor

Por exemplo: vamos imaginar os colaboradores de uma empresa. Quando estão satisfeitos com ela e as condições dentro do local de trabalho, eles tendem a falar mais sobre as vantagens e benefícios para seus familiares e amigos. Isso faz com que todas essas pessoas passem a ter uma percepção diferente daquele negócio: começam a enxergar a empresa de uma forma mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento de ‘adoração’ pelo negócio.

Considerando a quantidade gigantesca de novas empresas que surgem todos os dias, quando se pensa nesse tipo de influência, precisa-se considerar que é assim que grandes empresas, também, se destacam no mercado. Então, por que ficar de fora?

Apesar do nome, ENDOMARKETING não se resume apenas a ações de marketing. Trata-se de uma junção de ações entre a área de Recursos Humanos (RH) e o setor de Marketing da empresa, em que o RH fica atento às necessidades dos seus colaboradores, transforma problemas em possibilidades de melhoria e trabalha para garantir o melhor ambiente de trabalho para eles.

Ou seja, as ações de endomarketing normalmente são traçadas em conjunto pelas equipes de marketing e RH, procurando entender os problemas de clima organizacional que precisam ser superados e os desafios para aumentar o engajamento e a interação dos funcionários com a empresa. Assim, ao unir forças com o departamento de Marketing, o RH pode traçar estratégias e ações que vão trazer resultados muito interessantes, tanto para os próprios funcionários quanto para a empresa.

Por fim, vale resumir algumas das vantagens do ENDOMARKETING: