Edital aberto para Processo Seletivo Jaraguá do Sul

Para tentar contribuir com os concurseiros de plantão, observando o Edital, vamos abordar aqui conteúdos que constam entre os conhecimentos gerais de Língua Portuguesa a serem cobrados na prova que será aplicada no dia 17 de novembro de 2019.

14 Out 2019 - 11h27Por Leoní Cimardi

Sim, é verdade!

Cada vez que algo semelhante ao título acima aparece, inúmeras pessoas se agitam na expectativa de conquistarem uma posição estável na carreira pública. Em Jaraguá do Sul as inscrições para o preenchimento de vagas no serviço público municipal foram abertas esta semana.

Calma! Embora a expectativa seja pela abertura de concurso público para o preenchimento de vagas estáveis, o processo seletivo atual ainda é para contratação em caráter temporário.

O Edital 017/2019, disponível em concursos.faepesul.org.br,  oferece oportunidades entre os seguintes cargos: Administrador de Escola; Auxiliar de Sala; Coordenador Pedagógico; Pedagogo (AEE - Atendimento Educacional Especializado); Pedagogo (SAP - Sala de Atendimento Pedagógico); Secretário de Unidade Escolar; Técnico de Enfermagem; Tradutor e Intérprete de Libras de Nível Médio; Professor de Libras; Professor de Educação Infantil - Ens. Superior e Professor de Ensino Fundamental - Lic. Plena, nas seguintes disciplinas: Anos Iniciais; Artes; Ciências; Educação Física; Ensino Religioso; Geografia; História; Inglês; Matemática e Português.

Para tentar contribuir com os “concurseiros” de plantão, observando o Edital, vamos abordar aqui conteúdos que constam entre os “conhecimentos gerais de Língua Portuguesa” a serem cobrados na prova que será aplicada no dia 17 de novembro de 2019.

Sim, caro amigo!

É mesmo necessário estudar.

Como é que se escreve?O uso dos porquês é um assunto muito discutido e traz muitas dúvidas. Com a análise a seguir, pretendemos esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito desse assunto.

Por que 

O “por que”, separado e sem acento, tem dois empregos diferenciados:

Exemplos: 

- Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)  

- Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)

Exemplo: 

- Os lugares por que passamos eram encantadores. (pelos quais)

Por quê

Exemplos: 

- Vocês não comeram tudo? Por quê? 
- Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.

  Porque

Exemplos: 

- Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois)          
- Não vá fazer intrigas porque prejudicará a si mesmo. (uma vez que)

 Porquê

Exemplos: 

- O porquê de não conversar é porque quero estar concentrada. (motivo)           
- Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)       
 

Mande suas dúvidas. 

Entre um ponto e outro, tentaremos esclarecer a todos!