secel

É possível implantes dentários em até 3 dias?

20 Fev 2020 - 07h30Por Gustavo Dagostim

A qualidade mastigatória é algo extremamente importante e hoje é uma preocupação real de muitos pacientes. Associado a esse fato, a estética também é algo que deve estar anexado ao tratamento pela realidade em que estamos inseridos atualmente onde a mastigação adequada e um sorriso bonito se tornam o casamento perfeito. Entretanto, em muitas situações é comum os pacientes que procuram a harmonização do sorriso esbarrarem em algo chamado “tempo de tratamento”.  

Quanto tempo levamos para realizar um tratamento com implantes dentários? Esta dúvida ainda é pertinente, porém a situação é positiva e as notícias são favoráveis para pacientes que perderam todos os seus dentes por algum motivo e hoje são usuários de próteses móveis totais também conhecidas popularmente por “dentaduras”. Boa parte dos pacientes que convivem com problemas relacionados a próteses móveis, evitam a procura por um tratamento adequado devido à falta de tempo. A área de implantes dentários é um campo que cresceu dentro de pouco tempo na odontologia sendo assim, assumindo também os moldes dentro da necessidade de cada paciente. Direcionado ao grupo de pacientes que são usuários de próteses móveis totais, existe um tratamento chamado hoje de carga imediata. Esta técnica é baseada na instalação dos implantes dentários e na devolução dos dentes fixos em um período de vária entre 48 a 72 horas, dependendo da evolução de cada caso e também de cada paciente.

O cirurgião-dentista especialista na área de implantes dentários, instala os pinos de titânio que substituem as raízes dos dentes naturais. Após a instalação desses implantes é fixado uma prótese, ou seja, os dentes do paciente. O tratamento é muito indicado para pacientes que perderam todos os seus dentes principalmente na região inferior, justamente pela estrutura óssea desta área ser mais adequada na maioria das vezes para que os implantes sejam posicionados e tenham uma boa interação ao leito ósseo. Resumidamente, pessoas que por um longo período foram usuárias de próteses móveis totais na região inferior ao longo de 10, 20 anos ou mais, agora possuem a possibilidade de concluírem seu tratamento em um prazo de 2 a 3 dias, restabelecendo a mastigação e a estética através de dente fixos.

Este tratamento é realmente algo fantástico, porém é importante mencionar que a chave para o sucesso está no planejamento adequado direcionado para cada paciente, além da análise criteriosa dos exames solicitados pelo profissional onde será possível analisar a estrutura óssea. É através desses exames, onde o mais indicado se chama tomografia computadorizada, é realizado o planejamento de todo o tratamento e transferido a boca do paciente através do profissional. A Tomografia Computadorizada é um exame simples e rápido, semelhante a uma radiografia panorâmica convencional, entretanto, se trata de um exame mais específico e oferece informações mais precisas, facilitando o tratamento com implantes dentários e oferecendo mais segurança ao paciente e também ao profissional.  Hoje as possibilidades de tratamento são muito variadas e por esse motivo então que a odontologia se destaca cada vez mais no cenário atual não somente por transformar sorrisos, mas também por transformar vidas.


Dr. Gustavo Dagostim – CRO/SC 12.689
Cirurgião Dentista - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial - Universidade Federal do Paraná(UFPR)
Especialista em Implantes Dentários (ZENITH)
Habilitado em Acupuntura na odontologia, Dor Orofacial e DTM (GAPEDOR)
Habilitado em uso de Toxina Botulínica terapêutica para tratamento de Desordens Orofaciais (ILAPEO)

 

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Segurança

GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras

Operação foi executada nesta manhã
GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode

Ele está na cadeia em Blumenau há oito meses.
Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode
Ver mais de