Durmo muito tarde, isso é ruim para a minha saúde?

Às vezes, é melhor dormir algumas horas a mais do que madrugar para malhar, já que os benefícios do exercício não vão compensar uma noite de sono mal dormida.

22 Abr 2019 - 07h00Por Cristiane Molon

Todos os dias quando o sol se põe, os níveis de melatonina, indutor natural do sono, começam a subir, enquanto que a concentração de cortisol, associado ao estado de alerta, cai lentamente. A liberação de serotonina, neurotransmissor que regula, além do sono, o apetite e o ritmo circadiano (mecanismo que regula o relógio biológico), também diminui, preparando o corpo para o sono reparador. Além de regenerador, o sono tem muita influência no ponteiro da balança.
 
Durante o sono profundo, além da consolidação do aprendizado e da memória, o organismo recupera tecidos e sintetiza vários hormônios. A atividade é tão intensa nesse período que o corpo usa a maior parte das calorias que ingerimos durante o dia na chamada taxa metabólica de repouso, responsável por aproximadamente 70% do nosso gasto calórico.
 
Os estudos mostram que quem dorme menos aumenta os níveis de grelina e diminui os de leptina, aumentando o apetite. A leptina é um hormônio que estimula o gasto calórico, atuando no metabolismo da glicose e promovendo sensação de saciedade. Enquanto isso, a grelina estimula o apetite.
 
Dormir pouco eleva também o nível de cortisol, que estimula o acúmulo de gordura abdominal, desregula o metabolismo da glicose (açúcar), podendo levar à resistência à insulina, ou seja, dificulta a utilização de açúcar a nível celular, podendo acarretar diabetes. Às vezes, é melhor dormir algumas horas a mais do que madrugar para malhar, já que os benefícios do exercício não vão compensar uma noite de sono mal dormida. Quem se exercita bem cedo, precisa estar na cama cedo.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Geral

Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá

Morte ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).
Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá
Segurança

Homem que matou ex-companheira em Guaramirim é condenado a 30 anos de prisão

Crime aconteceu em fevereiro de 2023
Homem que matou ex-companheira em Guaramirim é condenado a 30 anos de prisão
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Ver mais de