Doenças urológicas são comuns nos homens

A principal causa urológica de atendimentos em prontos socorros são as cólicas renais. A dor intensa surge de uma hora para outra e tem prevalência em cerca de 10% a 15% da população, sendo mais comuns nos homens.

31 Jan 2019 - 06h30Por Lucas Galdino

As doenças urológicas são comuns no sexo masculino. Na infância, por exemplo, é preciso dar uma atenção especial à fimose e à criptorquidia, que ocorre quando o testículo não se encontra no escroto.

Já na fase adulta, a principal causa urológica de atendimentos em prontos socorros são as cólicas renais. A dor intensa surge de uma hora para outra e tem prevalência em cerca de 10% a 15% da população, sendo mais comuns nos homens. 

A partir dos 45 anos, casos de HPB (hiperplasia prostática benigna) ganham grande importância na população masculina. Isso ocorre devido ao aumento benigno da próstata, dificultando a atividade urinária. Esse crescimento, porém, pode ser evitado com uma rotina saudável, incluindo prática de atividades físicas regulares, alimentação equilibrada e hidratação adequada. 

Essas dicas, aliás, são estendidas a todos os homens, independentemente da idade. Outra dica importante é estar atento à saúde para que, no caso do surgimento de qualquer doença, o diagnóstico seja precoce. A orientação é que todos os homens procurem um urologista para check-ups anuais, mesmo sem sintomas.