Dicas para cumprir, mês a mês, a promessa de emagrecer em 2019

O que fazer para manter a força de vontade e conseguir o tão sonhado emagrecimento? Essa vontade extra é positiva e sugito que seja levada a sério. Afinal, é um começo, pois você realizou o primeiro passo para a mudança, que é a autocrítica. O que não pod

24 Dez 2018 - 06h30Por Cristiane Molon

De todas as metas de ano novo, perder alguns quilinhos, geralmente, é o item que encabeça a maioria das listas de resoluções. O réveillon traz a sensação de recomeço, uma chance para fazer diferente, de deixar tudo para trás e começar uma vida nova e mais saudável. Mas, os dias passam, a dieta fica em segundo plano e a euforia típica das festas se transforma em uma vaga lembrança de um passado recente.

O que fazer para manter a força de vontade e conseguir o tão sonhado emagrecimento? Essa vontade extra é positiva e sugito que seja levada a sério. Afinal, é um começo, pois você realizou o primeiro passo para a mudança, que é a autocrítica. O que não pode é se esquecer da promessa. É necessário ter foco e persistir.

Não importa se você resolveu emagrecer esse ano ou se desejo já é antigo. É preciso estar ciente que conquistar um corpo esbelto com saúde é um processo longo e demorado, pois implica em mudanças de hábitos que foram perpetuados por anos. O primeiro passo foi dado, que é querer mudar a forma com que se relaciona com a comida e emagrecer. Lembre-se que a pressa é a sua pior inimiga.

Para que a promessa saia finalmente do papel em 2019, selecionei 12 dicas (uma para cada mês do ano) para cumprir de uma vez por todas esse importante compromisso com a saúde e o bem-estar. 

Esteja no controle. É preciso fazer uma reprogramação metabólica. Mastigue mais, assim, você evita repetir o alimento. Coma porções menores e apenas quando estiver com fome. Evite se alimentar depois das 19h e faça a ingestão de água apenas nos intervalos entre as refeições.

Abandone dietas muito restritivas. A cada ano surgem novas dietas, mas a ideal para você é aquela que se adapta à sua rotina, ao que você consegue fazer, pois depende de como você funciona, do seu metabolismo e da sua individualidade biológica.

Procure ajuda. Caso tenha dificuldade em traçar uma rotina alimentar procure um profissional da nutrição. Ele pode mostrar o melhor caminho a seguir.

Evite buscar compensações para frustrações profissionais ou pessoais nos alimentos. Essa atitude é autossabotadora e pode gerar uma compulsão alimentar.

Busque o autoconhecimento. É importante perceber porque come determinado alimento, quando come, o que sente enquanto está comendo, como fica depois. A partir disso é possível sair do piloto automático e priorizar o emagrecimento.

Consuma mais alimentos de verdade. Inclua mais peixes, frango orgânico, ovos e evite carne vermelha. Comece diminuindo aos poucos adotando atitudes como a “Segunda sem carne”.

Tenha uma rotina de exercícios físicos, pelo menos, três vezes na semana. Ela é a maior aliada do emagrecimento e também um ótimo remédio para combater o estresse e a depressão.

Pequenas mudanças de atitudes no dia a dia, como ir de escada em vez de usar o elevador, dispensar o transporte nos pequenos percursos e aproveitar para caminhar, ou então levar o seu pet para passear, podem ajudar a começar uma vida nova.

Procure outras atividades prazerosas, como meditar, assistir a um filme, ler um livro, ouvir uma música que você gosta, aprender algo novo, brincar com o animal de estimação. Busque outras formas para se se sentir bem e não apenas comendo.

Faça substituições inteligentes. Ao invés de chocolate branco, prove o chocolate amargo, no lugar da pipoca doce, coma só pipoca, substitua o refrigerante por uma água com gás ou água saborizada ou limonada. Troque o pão e tudo que tenha farinha de trigo por tubérculos (batatas, inhame, aipim), evite gorduras que inflamam, como azeite de milho, de soja e girassol, priorize gorduras boas, como azeite de oliva, óleo de coco, banha de porco, abacate e oleaginosas.

Priorize batatas, aipim, arroz integral, quinoa e evite as massas. Coma saladas e verduras regadas com azeite de oliva e consuma mais frutas e oleaginosas (sementes). Deixe de lado enlatados e industrializados e aposte em mais temperos e especiarias. Evite comer todos os dias a mesma coisa, assim, evitamos sensibilidade alimentar.

Tire um tempo para se distrair. Quando você sai com amigos e família, ri e se diverte, os alimentos são processados de maneira diferente do que quando você está sentado em casa, deprimido, controlando o que come e se preocupando com calorias. Divertir-se emocionalmente permite que você se divirta gastronomicamente. Isso não vai fazer com que você aumente de peso.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de