quarta, 16 de janeiro de 2019 - 10h01
(47) 3271-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo
Morar e Decorar - Splendore
Morar e Decorar - Splendore

Dicas de décor para um ambiente compacto

Se o seu apartamento é compacto, você vai precisar estar atento a alguns detalhes. A iluminação correta, por exemplo, cria um clima aconchegante para o lar. Além de funcional, ela precisa estar aliada aos demais itens da casa.

07 Jan 2019 - 07h30Por Debora Volpi

Com as rotinas agitadas comuns aos dias de hoje, funcionalidade virou palavra-chave na vida das pessoas. Apartamentos que antigamente tinham pelo menos 100 metros quadrados, hoje reduziram o tamanho pela metade ou até menos. Isso modifica não só os hábitos de consumo dos moradores, como também a decoração dos ambientes. Para os arquitetos, a tendência vem com um desafio. Os projetos precisam aproveitar ao máximo os espaços, agregando beleza e praticidade ao dia a dia.

Se o seu apartamento é compacto, você vai precisar estar atento a alguns detalhes. A iluminação correta, por exemplo, cria um clima aconchegante para o lar. Além de funcional, ela precisa estar aliada aos demais itens da casa. Nos ambientes integrados, o ideal é optar por spots. Eles também são ótimas opções para as bancadas da cozinha e podem ser instalados, inclusive, em forros de gesso. Outra dica interessante é utilizar pendentes do mesmo modelo na sequência, como as versões em formato de tulipa.

Quanto à decoração, se você quer elegância e praticidade no seu lar, mas tem pouco espaço, opte pelo “menos é mais”.  Nesse estilo predominam cores neutras como branco, preto e cinza. É possível incluir um pouco de cor também. Mas a dica é evitar excessos.

Outro truque infalível para deixar os projetos compactos com a sensação de amplitude é o uso de espelhos. Instale em uma parede de um dos lados do apartamento e o efeito será surpreendente. Se o seu orçamento estiver restrito, tente os espelhos hexagonais, que também são capazes de transformar o espaço.

Na sala, outra dica: tenha atenção redobrada ao tamanho, modelo e à disposição do tapete.  Um tapete embaixo do sofá te ajudará a criar uma clara divisão entre a área que pertence à sala de estar e o resto do apartamento. Além disso, pode ser uma maneira de adicionar diferentes texturas na decoração e criar contrastes com o piso. Estantes, aparadores e móveis avulsos, como puffs e poltronas,  também podem ajudar a “dividir” os ambientes,  otimizando o espaço disponível.