transito

Cuidados íntimos evitam incômodos aos homens no verão

Hábitos saudáveis e limpeza genital garantem saúde para aproveitar a estação

12 Dez 2019 - 14h00Por Raphael Lahr

O verão é a época mais aguardada do ano. Não é para menos, já que é quando a maioria das pessoas está de férias e quer aproveitar as altas temperaturas, sol, praia, areia e piscina. Tudo isso, aliado ao excesso de suor, pode ser uma combinação perigosa para a saúde da região íntima na mulher e no homem. O desconforto nessa época do ano está relacionado às irritações, coceiras e até infecções mais graves.

A imunidade baixa deixa o corpo mais suscetível ao surgimento desses problemas. Sendo assim, manter uma alimentação saudável, com alto consumo de água e sucos para hidratar o corpo, prática de exercício físico e redução de bebida alcoólica auxiliam a garantir a imunidade corporal e diminuem as doenças.

A rotina de cuidados masculinos deve abranger limpeza e depilação da região íntima. O aumento da temperatura, umidade e produção excessiva de suor podem fazer com que a micose apareça, com vermelhidão, coceira e irritação na virilha e pênis. Além dela, as dermatites alérgicas são frequentes, devido ao contato com tecidos sintéticos, como nylon e lycra, ou substâncias químicas, encontradas no protetor solar ou bronzeador. 

A higiene adequada da área genital é essencial, e sempre que possível, mantê-la seca. No banho, o prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis, deve ser puxado para que toda a glande apareça e ocorra a limpeza com água e sabonete, eliminando a gordura acumulada, chamada de esmegma. Após a limpeza do órgão, é preciso higienizar toda a região genital e anal. Secar completamente é tão importante quanto a higiene correta, pois a umidade é um fator para o aparecimento das micoses. Na praia e na piscina, a indicação é evitar ficar o dia todo com a sunga molhada. Além disso, sempre que possível deve-se secar a região e trocar o traje de banho.

A depilação genital não precisa ser completa, pois aumenta a chance de uma inflamação ou infecção da pele, mas aparar os pelos diminui o suor e os germes que podem se instalar e causar mau cheiro. Outro ato que atua de forma preventiva é lavar as mãos antes e depois de urinar, evitando que a mão suja contaminada tenha contato com o pênis. 

Com todas essas dicas, você já pode aproveitar o melhor das férias, sem incômodo ou desconforto.

Matérias Relacionadas

Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Benefício é acessado pelo site e de forma gratuita
INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade
Segurança

(Vídeo) Traficante espalha maconha na BR-101 durante fuga

Ao todo mais de 20 kg da doga foram apreendidos
(Vídeo) Traficante espalha maconha na BR-101 durante fuga
Política

CNJ afasta juíza que condenou Lula e outros três juízes da Lava Jato

O afastamento seria, segundo o Conselho Nacional de Justiça, por burlar a ordem processual, violar o código da magistratura, prevaricar e burlar decisões do Supremo.
CNJ afasta juíza que condenou Lula e outros três juízes da Lava Jato
Esportes

Jaraguá Futsal enfrenta o Corinthians em jogo valendo vaga na Copa do Brasil

Com a vitória no jogo de ida, o Jaraguá tem a vantagem do empate no confronto decisivo de logo mais
Jaraguá Futsal enfrenta o Corinthians em jogo valendo vaga na Copa do Brasil
Ver mais de