quarta, 22 de maio de 2019 - 12h10
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo

Cuidado com os medicamentos para rinite

Na semana passada, falamos sobre como a rinite alérgica, uma doença que, nem sempre, é levada a sério, afeta a vida de milhões de pessoas mundo afora.

12 Mar 2019 - 07h30Por Marcio Freitas

Na semana passada, falamos sobre como a rinite alérgica, uma doença que, nem sempre, é levada a sério, afeta a vida de milhões de pessoas mundo afora. Com sintomas que, em alguns casos, chegam a interferir a assiduidade e a performance no trabalho e na escola e também incapacitam tarefas simples do cotidiano, ela é considerada um problema de saúde pública. 
 
Além da prevenção, que inclui se manter longe dos alérgenos, os pacientes também contam com tratamento com medicamentos. No entanto, eles devem ser sempre prescritos por um médico. Na maior parte dos casos é indicado o uso de antialérgicos que bloqueiam a liberação de histamina pelos mastócitos. Essa substância trata e ameniza os principais sintomas da alergia. 
 
No entanto, o uso deve ser feito conforme indicação médica, variando o período e a associação com outros medicamentos, como corticoide tópicos, sistêmicos, para controle dos sintomas. Aliás, vale ressaltar que, por isso, a rinite é considerada uma doença crônica, que pode ser controlada, mas dificilmente curada. É possível, desde que tomando os devidos cuidados, ter apenas quadros leves, nos quais os sintomas são mais raros ou amenizados.