transito

Constipação intestinal: como evitar?

Nós mulheres sofremos mais com constipação intestinal por questões de biológicas, de anatomia, hormonais, mas também por outros motivos como vergonha de evacuar fora de casa.

28 Jan 2019 - 06h30Por Cristiane Molon

Nós mulheres sofremos mais com constipação intestinal por questões de biológicas, de anatomia, hormonais, mas também por outros motivos como vergonha de evacuar fora de casa.

Além disso, o ciclo menstrual, a lactação, a gestação e a menopausa são fases específicas da vida da mulher que podem contribuir para a constipação intestinal. Os hormônios sexuais femininos influenciam o peristaltismo, ou seja, o movimento natural do intestino e para algumas mulheres ele pode ficar mais “preguiçoso” nessas fases da vida.

São muitas as causas da constipação intestinal. Entre elas está o estresse, sedentarismo, baixo consumo de fibras e água, intolerâncias alimentares, parasitose, doenças inflamatórias intestinais, hipotireoidismo, viagens, mudanças na rotina e uso de alguns medicamentos. As questões emocionais também influenciam o funcionamento do intestino, já que o aparelho digestivo, que vai da boca ao ânus, sofre muita interferência da parte emocional.

Isso ocorre porque há uma conexão entre o sistema nervoso central e o entérico (localizado no intestino). O intestino tem cerca de 500 milhões de neurônios e aloja trilhões de bactérias, boa parte delas envolvida em processos importantes ao organismo. É menos que a massa cinzenta (“cérebro”), que tem bilhões, mas o suficiente para formar um sistema nervoso próprio, responsável por coordenar a liberação de inúmeras substâncias digestivas e os movimentos que estimulam o bolo fecal a ir embora.

Independentemente do motivo, para mudar essa situação, comece respeitando o seu intestino: não iniba o reflexo evacuatório. Deu vontade, vá, não segure. O ato de segurar, não evacuar na hora que deu vontade, repetindo-se cronicamente, pode afetar o funcionamento do intestino, deixando-o preguiçoso.

O consumo de bebidas açucaradas, alimentos industrializados pobres em fibras e o consumo excessivo de café também são alguns hábitos que podem piorar o funcionamento do intestino. A ingestão de alimentos com farinha de trigo pode aumentar a fermentação do intestino dificultando as idas ao banheiro. Somos o que comemos, mas também o que absorvemos no intestino. Se a alimentação é pobre em fibras e nutrientes e se, junto com isso ingerimos pouca água, dificilmente teremos um intestino que funcione regularmente.

Para evitar a constipação intestinal, uma boa dica é praticar exercícios regularmente, que estimula o peristaltismo, movimento que empurra os alimentos ao longo do tubo digestivo.  Ainda é importante ingerir mais água, para evitar o ressecamento das fezes. O ideal é beber líquido entre as refeições. Se for possível, um copo de água morna em jejum também é uma medida que auxilia.

Vale evitar alimentos que constipam, como leite e derivados, açúcar, carne vermelha, refrigerantes, café. Prefira alimentos com fibras, como frutas, verduras e legumes. Entre as melhores opções estão o mamão, a ameixa seca, a semente de linhaça, aveia, o gergelim, a granola sem glúten, que podem ser consumidos com iogurte ou com frutas.

Dicas: 
- Deixe uma colher (de sopa) de linhaça dourada (em semente) de molho em um copo de água por 30 minutos e tome antes de dormir.
- Coloque na xícara de café ou de chá uma colher (de sopa) de manteiga Ghee, tome pela manhã.
- Programe-se para evacuar sempre no mesmo horário para, assim, criar uma rotina. No período da manhã a função intestinal é melhor. 
- Cuide da postura ao evacuar, o ideal é apoiar os pés sobre um banquinho, para que relaxe o músculo puborretal e permita que o cólon esvazie rapidamente e por completo. 
- Evite tomar laxantes. Eles bagunçam completamente o intestino e depois fica mais difícil corrigir. 
- O intestino saudável reflete uma boa saúde geral. Cuide do seu e até o seu humor vai melhorar

 

Matérias Relacionadas

Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Saúde

Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue

Trata-se de duas mulheres. Um óbito foi registrado no dia 6 de abril e o outro no dia 19
Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue
Política

Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito

Duas novas pré-candidaturas foram lançadas no fim de semana
Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito
Economia

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Antecipação da primeira parcela será paga junto com benefício de abril
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
Ver mais de