segunda, 17 de junho de 2019 - 23h38
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo

Conheça dez fatos sobre recém nascido

22 Nov 2018 - 08h59Por Karin Petermann

Separei dez fatos interessantes que você precisa saber sobre a chegada do recém-nascido na sua casa, compartilho também alguma experiências como mãe de dois.

O recém-nascido pode parecer um pouco engraçado

A cabeça do recém-nascido pode estar um pouco pontuda por causa do sua posição no centro e também pela passagem no canal vaginal. Ele também pode estar ostentando alguns pêlos finos ao longo do corpo,  chamado lanugo. Pode ser que ele esteja inchado e seus olhos estejam  frequentemente fechado. Isso tudo até pode doar um pouco estranho ou engraçados, mas afinal, ele passou apenas nove meses no útero. Em breve, ele se assemelhará ao bebê lindo que você imaginou.

 Não espere recompensas até aproximadamente a marca de 6 semanas

Até então, você está trabalhando para um chefe que se queixa! Para superar o esgotamento e a agitação emocional, tenha em mente isso: seus esforços com o bebê não são perdidos naqueles primeiros dias. O recém-nascido se sente consolado, apegado e gosta de estar por perto do seu pai ou mãe.

Dê banho rápidos no recém-nascido até o cordão umbilical cair

Se o cordão umbilical ser mantido seco irá cair mais rápido, o tempo depende de cada um. Meus filhos que o digam: do menino caiu em sete dias e da menina em 21 dias. Mas uma coisa é verdade, recém-nascidos não ficam muito sujos!

Se o cordão umbilical se molhar, seque-o adequadamente. E saiba que é normal um pouquinho de sangramento no coto umbilical.

A moleira não é tão frágil assim

Um dos pontos que mais causa tensão em um mãe é a tal da moleira aberta, não é mesmo? Nos preocupamos e cuidamos para que essa área não seja tocada. A moleira também é conhecida como fontanela e ela permite que o bebê se manobre para fora canal de parto

Há alguns bebês que nascem com bastante cabelo e isso faz com que as mães precisem pentear o seu cabelo, certo? Você não precisa ficar tão temerosa assim, existem escovas macias que vão auxiliar nesse processo. É tudo questão de aprendizagem.

Além disso, saiba que o local pode pulsar porque é diretamente sobre os vasos sanguíneos que cobrem o cérebro.

O recém-nascido vai te avisar que está com fome

Uma média é que o recém-nascido precisa comer a cada duas a três horas - mas se você está amamentando, é difícil saber quanto leite ela está recebendo. Não é mesmo?

Para isso, o peso do bebê será o melhor indicador nos primeiros dias. Pelo SUS é comum que a primeira consulta do bebê seja feita nos primeiros sete dias de vida e sendo assim o pediatra irá verificar e comparar com o peso após a alta.

Um recém-nascido perde 5 a 8 por cento de seu peso ao nascer na primeira semana, mas deve recuperá-lo de volta na segunda semana.

Você pode utilizar o parâmetro da contagem de fraldas. Nos cinco primeiros dias é mais difícil utilizar esses parâmetros, mas depois disso, você verá que serão de cinco a seis fraldas molhadas por dia e pelo menos uma ou duas de fezes.

Coco

Não há dúvidas, bebês fazem muito coco e por isso considere ter um estoque de fraldas em sua casa. Se você optou por fraldas descartáveis, é bom ter um tamanho de cada, isso porque nunca prevemos quando iremos precisar do próximo tamanho delas. Outro ponto é considerar ter fraldas descartáveis de marcas aleatórias, quantas histórias eu já ouvi que “meu bebê teve alergia a essa marca de fraldas”

Se você está considerando utilizar as fraldas de pano modernas, eu usei e gostei bastante, até porque foi depois do desfralde diurno da minha filha e só utiliza as fraldas no período da noite. Vou deixar o vídeo aqui embaixo e vocês podem conferir como foi:

Pele seca é a normal para os recém-nascidos

Inicialmente, ele pode ser macio e sedoso, mas isso muda. Ele esteve em um ambiente úmido por nove meses e agora está em um ambiente totalmente seco, é natural que a pele vá reagir. Normalmente, você não precisa fazer nada sobre a pele seca (tipicamente, caspa), mas se você realmente está tão preocupada, consulte seu pediatra e peça uma loção hipoalergênica para bebês, livre de fragrâncias.

Pequenos pontos cor-de-rosa, erupções na pele e até mesmo acne na pele do bebê podem aparecer. A acne tende a durar alguns meses, então se você está planejando uma sessão newborn, faça dentro desse primeiro mês.

Você não precisa só ficar em casa

Você pode ter um vida normal, mas use o senso comum se for sair em público. Mantenha o bebê longe do sol e evite pessoas doentes (sem festas de aniversário!) E espaços fechados cheios (como o shopping centers).

Ensine os irmãos mais velhos a tocar os pés do bebê em vez de suas mãos e rosto, isso ajudará a prevenir a disseminação da infecção. Você pode pedir às pessoas que forem lhe visitar que lavem suas mãos antes de tocar no bebê.

Os bebês choram muito - é assim que se comunicam!

Os seus gemidos penetrantes permitem que você saiba que eles estão com fome, frio, têm uma fralda suja ou querem colo. Estas primeiras "conversas" podem ser frustrantes, por isso, muito especialistas têm defendido a Lua de Leite, um tempo em que você pode se dedicar exclusivamente para o bebê a fim de compreendê-lo melhor.

Se passou duas horas e o seu bebê não chorou de fome, é porque ele ainda está satisfeito. Mas ao mesmo tempo ele pode querer mamar a toda hora e isso muitas vezes é cansativo eu sei o quanto é!) é bom ter alguém nessas horas com quem possa compartilhar o colo e entreter o recém-nascido para que você possa tomar um banho tranquila e se sentir gente.Exagerei?

Os bebês recém-nascidos também dormem muito - mas não por longos trechos

Aqueles primeiros três meses são gratuitos para todos. O bebê precisa comer a cada duas a três horas, e por consequência você não está dormindo muito. Mas isso melhora, acredite! A maioria dos bebês pode dormir seis a oito horas até 3 meses de idade.

Enquanto isso, tente pegar o bebê num horário de dia e de noite: durante o dia, não o deixe dormir mais de três horas sem acordá-lo para alimentar; De noite deixou-o dormir o tempo que desejasse, uma vez que ele recuperou o peso que ele perdeu no nascimento.

O estágio “recém-nascido” é cansativo

Estressada, cansada e solitária? Sim, esses primeiros dias são difíceis. Mas logo serão apenas lembranças. Verdade absoluta, o tempo voa, por mais que quando estamos cansadas e sentindo falta de uma noite inteira de sono parecer ser interminável, um dia isso vai acabar.

Pode ser que no seu primeiro filho você queira ter tudo mais sob controle, anotando cada marco de desenvolvimento ou a quantidade de fraldas que ele está usando. Eu sei que porque eu era assim com meu primeiro filho, testei todas as teorias de sono para fazer com que ele dormisse uma noite inteira, mas a verdade é que quando a minha filha nasceu eu peguei leve. Aproveitei para segurá-la no colo por quanto tempo eu gostaria de segurar, dormi com ela quantas vezes eu quisesse dormir e não fiquei regulando suas mamadas. Garanto que foi bem mais fácil cuidar da segunda com leveza do 

Com carinho, Karin Petermann 
www.mamaeecia.com.br 
Instagram: karinpetermann 
facebook: @blogmamaeecia 
Twitter: @blogmamaeecia