dengue

Comprar, reformar ou mudar: especialistas dão dicas para atingir as suas metas em 2019

Realizar o sonho da casa própria é uma das suas metas para 2019? Ou o plano é sair do apartamento e ir para um espaço maior? Pode ser também que você esteja planejando uma reforma para tornar os ambientes mais aconchegantes.

21 Jan 2019 - 06h30Por Debora Volpi

Realizar o sonho da casa própria é uma das suas metas para 2019? Ou o plano é sair do apartamento e ir para um espaço maior? Pode ser também que você esteja planejando uma reforma para tornar os ambientes mais aconchegantes. 

Independente da sua meta, é importante ter foco, persistência e muita disciplina para alcançá-la. E existe um profissional que pode ajudar. O coach é um especialista em orientar a busca de um objetivo, seja ele pessoal ou profissional. 

Por isso, eu conversei com as duas profissionais da Dom Desenvolvimento Humano, e especialistas em coaching, Fernanda da Silva e Solange Schwirkowski, em busca de dicas para quem quer tirar os sonhos do papel, em 2019.  

Confira: 

Morar e Decorar: Como definir uma meta?  Por onde começar? 

Fernanda da Silva: Para definir uma meta, você precisa ter claro aonde quer chegar. A partir disso, você deve fazer uma análise, verificando se esse objetivo é: específico, mensurável, alcançável, realista e se tem tempo limite (um prazo) para acontecer. 

MD: Se a meta é, por exemplo, comprar um apartamento. Como se organizar para alcançar esse objetivo? 

Solange Schwirkowski: O indicado é que você desdobre essa meta em ações ou comportamentos que te direcionarão ao alcance do objetivo maior. Essa meta pode ser desdobrada em ações como: definir orçamento para aquisição do imóvel (quanto pretende investir?); verificar a localização do imóvel (qual bairro pretende residir?), contatar imobiliárias da região para conhecer possíveis oportunidades de negócio (quantas e quais irá contatar?); entre outras ações. 

Fernanda da Silva: É importante sempre lembrar de definir prazos para cada uma das ações e trabalhar com números, por exemplo: irei contatar cinco  imobiliárias até o fim do mês.  É claro que as ações são individuais, uma outra pessoa com o mesmo objetivo pode percorrer um caminho diferente para atingir a mesma meta. Uma dica valiosa: anote suas metas. Algumas pesquisas da neurociência mostram que escrever auxilia no alcance dos objetivos, pois é como se você assinasse um contrato com você mesmo. 

MD: Como lidar com o fato de ter de abrir mão de algumas coisas para alcançar a meta?

Fernanda da Silva: Primeiro se pergunte: por que esta meta é importante para você? O fato de ter um significado para você é o primeiro passo, pois aquilo que nos oferece benefícios geralmente nos leva a ação. O nosso cérebro é acostumado a fazer o “caminho” que gasta menos energia e a querer recompensas de curto prazo, por isso a zona de conforto tem o nome que tem. 

Solange Schwirkowski: Faça um exercício simples agora: pegue um papel e uma caneta, risque a folha ao meio. De um lado liste todas as coisas que você vai “perder” ao alcançar a sua meta e o do outro o que você vai “ganhar”. É como se fosse uma balança e geralmente a decisão de mudança acontece para o lado que pende mais.

MD:  A meta precisa ser revista de tempos em tempos?

Fernanda da Silva: Sim, é essencial que a meta seja acompanhada, pois assim você pode verificar quais ações estão sendo efetivas e quais ações podem ser reformuladas ou até mesmo eliminadas. Verificar essa evolução faz parte do processo.

MD:  Como o coaching pode ajudar? 

Solange Schwirkowski: O coaching é um processo estruturado que verifica seu estado atual (presente) e os recursos (internos ou externos) que você possui para chegar no estado desejado (futuro), mantendo foco na solução dos problemas. Costumamos dizer que o caminho é o cliente quem escolhe. O profissional está ali para apoiar a caminhada. Nem tudo pode ser trabalhado no processo de coaching. Por isso, é importante uma conversa com o profissional para entender se é o momento de você passar pelo processo ou se precisará buscar o apoio de outro profissional.

MD:  É importante celebrar a conquista da meta? 

Fernanda da Silva: Sim, muito importante. Comemore! Pode ser em sua própria companhia, ou com alguém que fez parte desta conquista! Boa sorte. Esperamos que você chegue lá!

Matérias Relacionadas

Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Economia

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Valor é o maior já apurado no país pelo IBGE desde 2012
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Ver mais de