Como manter alimentação saudável nas férias

Final de ano é uma época de festas, comemorações, viagens. Então, uma pergunta que ouço com frequência é: como manter bons hábitos e não colocar tudo a perder em apenas 15 dias?

23 Dez 2019 - 08h30Por Cristiane Molon

Procure compensar, sempre que possível, dentro de um mesmo dia.  Amanhã é outro dia.  Exagerou no almoço? No jantar prefira comidas leves, nutritivas e menos calóricas, como saladas ou frutas, iogurte e cereal. O dia todo foi de muita comilança? No dia seguinte procure ingerir mais água, frutas e vegetais, reduzindo o consumo de derivados de farinha branca (bolo, cuca, pão) e frituras. Beba água de coco para desintoxicar, ou água saborizada com pedaço de gengibre ou de frutas ou canela, cravo, prefira peixe ou frango, de preferência, grelhado ou assado, e consuma vegetais à vontade (alface, rúcula, repolho, tomate, cebola). Evite enlatados, embutidos, refrigerante, queijos amarelos e doces. 

Mexa-se! O verão é convidativo para praticar exercício físico ou atividades ao ar livre, vamos aproveitar, portanto, para queimar mais calorias.  Estar de férias não significa ficar preguiçoso. É o momento que podemos descobrir alguma atividade que seja prazerosa e que contribua para nossa saúde. Vamos colocar o corpo em ordem!

O importante é sair do sedentarismo. Só pelo fato de estarmos em pé gastamos mais calorias. Está valendo um passeio no parque, levar o cachorro para passear, dançar, jogar frescobol ou volei na praia. Em uma hora de caminhada gastamos aproximadamente 250 calorias, de bike, 300 calorias. 

Além disso, é importante se hidratar. Nos dias quentes, nosso corpo sofre e precisa manter a temperatura interna. Ele entende que vai desidratar, então, aumenta a retenção de líquidos na tentativa de refrigerar. O que fazer para diminuir os inchaços do verão?


*Evite comer alimentos muito salgados (salgadinhos, embutidos, churrasco, queijos)
*Beba muita água: estima-se que em condições normais o corpo humano necessita de 30 ml de água por quilo de peso. Então, consuma de dois a três litros por dia. Pode ser com gengibre, limão ou como chá gelado, mas sempre entre as refeições. Evite ingerir água junto à refeição, ela dilui os ácidos da digestão.

Procure também combinar alimentos muito calóricos com menos calóricos.  Por exemplo: quando comer salgadinhos, ingira muita água para diminuir o inchaço e coma frutas também. Com as carnes, prefira saladas verdes. Junto com a cerveja, tome água, limonada ou até mesmo um refrigerante light. Na praia, intercale o sorvete com o frozen iogurte e com picolé e salada de frutas. Intercale frituras com alimentos cozidos ou assados (camarão à milanesa com legumes ou milho verde cozido). Assim, seu verão deixará apenas boas lembranças.  

 

DICA DE SUCO DETOX

1 folha de couve + 1/2 maçã com casca + 1/2 cenoura + 2 talos de salsinha + hortelã      + 1 copo de água de coco. Bater tudo no liquidificador e tomar em seguida.