vacina

Como manter alimentação saudável nas férias

Final de ano é uma época de festas, comemorações, viagens. Então, uma pergunta que ouço com frequência é: como manter bons hábitos e não colocar tudo a perder em apenas 15 dias?

23 Dez 2019 - 07h30Por Cristiane Molon

Procure compensar, sempre que possível, dentro de um mesmo dia.  Amanhã é outro dia.  Exagerou no almoço? No jantar prefira comidas leves, nutritivas e menos calóricas, como saladas ou frutas, iogurte e cereal. O dia todo foi de muita comilança? No dia seguinte procure ingerir mais água, frutas e vegetais, reduzindo o consumo de derivados de farinha branca (bolo, cuca, pão) e frituras. Beba água de coco para desintoxicar, ou água saborizada com pedaço de gengibre ou de frutas ou canela, cravo, prefira peixe ou frango, de preferência, grelhado ou assado, e consuma vegetais à vontade (alface, rúcula, repolho, tomate, cebola). Evite enlatados, embutidos, refrigerante, queijos amarelos e doces. 

Mexa-se! O verão é convidativo para praticar exercício físico ou atividades ao ar livre, vamos aproveitar, portanto, para queimar mais calorias.  Estar de férias não significa ficar preguiçoso. É o momento que podemos descobrir alguma atividade que seja prazerosa e que contribua para nossa saúde. Vamos colocar o corpo em ordem!

O importante é sair do sedentarismo. Só pelo fato de estarmos em pé gastamos mais calorias. Está valendo um passeio no parque, levar o cachorro para passear, dançar, jogar frescobol ou volei na praia. Em uma hora de caminhada gastamos aproximadamente 250 calorias, de bike, 300 calorias. 

Além disso, é importante se hidratar. Nos dias quentes, nosso corpo sofre e precisa manter a temperatura interna. Ele entende que vai desidratar, então, aumenta a retenção de líquidos na tentativa de refrigerar. O que fazer para diminuir os inchaços do verão?


*Evite comer alimentos muito salgados (salgadinhos, embutidos, churrasco, queijos)
*Beba muita água: estima-se que em condições normais o corpo humano necessita de 30 ml de água por quilo de peso. Então, consuma de dois a três litros por dia. Pode ser com gengibre, limão ou como chá gelado, mas sempre entre as refeições. Evite ingerir água junto à refeição, ela dilui os ácidos da digestão.

Procure também combinar alimentos muito calóricos com menos calóricos.  Por exemplo: quando comer salgadinhos, ingira muita água para diminuir o inchaço e coma frutas também. Com as carnes, prefira saladas verdes. Junto com a cerveja, tome água, limonada ou até mesmo um refrigerante light. Na praia, intercale o sorvete com o frozen iogurte e com picolé e salada de frutas. Intercale frituras com alimentos cozidos ou assados (camarão à milanesa com legumes ou milho verde cozido). Assim, seu verão deixará apenas boas lembranças.  

 

DICA DE SUCO DETOX

1 folha de couve + 1/2 maçã com casca + 1/2 cenoura + 2 talos de salsinha + hortelã      + 1 copo de água de coco. Bater tudo no liquidificador e tomar em seguida.

Matérias Relacionadas

Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Política

Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho

Encontro ocorreu na terça-feira (23), em Florianópolis, durante passagem do ex-presidente por SC
Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho
Ver mais de