Como é que se escreve?

O grama, substantivo masculino antecedido do artigo o, indica uma medida de massa (peso)

04 Out 2019 - 07h30Por Leoní Cimardi

 “Hoje, depois de cortar a grama, fui até a padaria e comprei trezentos gramas de queijo para fazer sanduiches para o almoço, pois já era meio-dia e meia e eu havia me atrasado com o trabalho no jardim. Bem que eu queria deitar no sofá e assistir ao telejornal na televisão, mas fui chamado às pressas para o hospital, pois seria necessário assistir o paciente que examinei no plantão anterior.  Também teria que ratificar a medicação que registrei ontem no prontuário médico, porém, conforme resultados de exames que chegarão à noite do laboratório, talvez seja necessário retificar a receita.”  

 

 O pequeno texto acima, nos provoca para refletir o uso correto de algumas palavras que comumente erramos. Vamos conhecer as regrinhas que precisamos lembrar para não errar mais. 

 

A GRAMA  / O GRAMA

 

O grama, substantivo masculino antecedido do artigo “o”, indica uma medida de massa (peso). Um quilograma são mil gramas.

Exemplos:

 

A grama, substantivo feminino antecedido pelo artigo “a”, indica diferentes tipos de ervas, como capim e mato.

 

MEIO-DIA E MEIO   /   MEIO-DIA E MEIA?

 

Meio-dia e meia é a expressão correta. Indica o meio-dia mais meia hora, ou seja, a décima segunda hora do dia mais trinta minutos.

Exemplos:

Meio-dia e meio é uma expressão errada. Nesta expressão, o numeral meio concorda com a palavra dia: meio dia, que está sendo usada de forma adequada em “meio-dia”, na primeira parte da expressão. Contudo, na parte da expressão que se refere ao substantivo “hora”, a concordância do numeral deverá ser feita com a palavra “hora”, sendo correto dizer “meia hora”.

 

ASSISTIR AO  /  ASSISTIR O

 

“Assistir ao” tem o sentido de ver. 

“Assistir o” significa dar assistência.

Exemplos:

    Assisto ao debate na sala de aula e depois, assisto os alunos com as dúvidas que discutiram.

 

RATIFICAR  /  RETIFICAR

 

“Ratificar” é o mesmo que confirmar. 

“Retificar” é o mesmo que corrigir.

Exemplo: 

    Ratifico que compreendo as suas dúvidas, mas a partir de agora creio que você já consegue retificar algumas.

 

Mande suas dúvidas.  

Entre um ponto e outro, tentaremos esclarecer a todos!