Como as crianças de todo o mundo comemoram o dia das crianças?

Você sabia que em cada país a celebração do Dia das Crianças acontece em dias diferentes? Isso porque uma Assembleia Geral das Nações Unidas adotou o dia 20 de novembro como "Dia Internacional da Criança", mas permitiu que cada país selecionasse uma data

09 Out 2019 - 15h29Por Karin Petermann

As crianças brasileiras comemoram o Dia das Crianças no dia 12 de outubro, e só ganhou espaço no calendário das festividades a partir da década de 50. O comércio tende a aquecer as vendas porque os familiares querem presentear as crianças que os cercam. Atividades são elaboradas por várias empresas como a que a CDL estará promovendo neste fim de semana na Praça Ângelo Piazera, com oficina de Slime.

Você sabia que em cada país do mundo a celebração do Dia das Crianças acontece em dias diferentes? Isso porque uma Assembleia Geral das Nações Unidas adotou o dia 20 de novembro como "Dia Internacional da Criança", mas permitiu que cada país selecionasse uma data que considerassem apropriada.

Japão

O povo japonês celebra o Dia das Crianças ou o 'Kodomo no hi' no quinto dia do quinto mês de cada ano. As famílias empinam pipas de carpas coloridas chamadas 'bandeiras koinobori' em suas casas, pois as carpas representam determinação e vigor no folclore japonês.

Eles exibem figuras de guerreiros samurais em suas casas para simbolizar força e bravura. As crianças gostam de bolos de arroz pegajoso em folhas de carvalho (Kashiwa-mochi) e participam de eventos em todo o país, como peças tradicionais japonesas. Uma "Olimpíada Infantil" também é realizada em Tóquio, atraindo milhares de crianças concorrentes anualmente.

México

No México, o Dia das Crianças, também conhecido como "El Dia del Niño", é marcado no dia 30 de abril. Escolas, parques e outras organizações organizam uma variedade de eventos especiais para as crianças do México. As aulas nas escolas são substituídas por grandes festas com comida, jogos e brinquedos divertidos. Jogos tradicionais e comuns como "Pin the Tail on the Donkey" são jogados pelas crianças.

Piñatas, música ao vivo e shows de marionetes são alguns pontos turísticos comuns nas festas locais. Neste dia, as crianças mexicanas seguem uma cultura comum de cantar uma música enquanto rolam um molinillo (um batedor de madeira tradicional mexicano) entre as palmas das mãos em uma bebida de chocolate, antes de saborear no café da manhã.

Tailândia

No segundo sábado de janeiro de cada ano, o Dia Nacional da Criança é observado na Tailândia. As crianças são consideradas o recurso mais valioso da nação e esta celebração anual serve para estimular as crianças a estarem conscientes de sua importância e responsabilidade em relação à sociedade.

Neste dia especial, as crianças tailandesas têm permissão para entrar gratuitamente em ônibus, parques de entretenimento, zoológicos, escritórios do governo, como a Casa do Governo, bem como as bases do Exército, da Marinha e da Força Aérea. As crianças também recebem permissão da Força Aérea Real Tailandesa para explorar as aeronaves.

Turquia

Na Turquia, o dia da Soberania Nacional e do Dia da Criança é comemorado em 23 de abril de cada ano. As crianças tomam assentos no Parlamento turco e governam simbolicamente o país por um dia. Eles elegem um presidente que se dirigirá à nação na televisão e, pelo resto do dia, o festival infantil acontece em todo o país. Crianças de todo o mundo são convidadas a participar e se apresentar em seus vestidos e danças tradicionais para os vários festivais, como forma de incentivar o intercâmbio cultural para todas as crianças.

É interessante observar como os diversos povos celebram o dia das crianças, não é mesmo? Pude aprender que em muitos lugares é uma ocasião muito especial, significativa e na qual surgem várias tradições que são perpetuadas por gerações. Fico aqui me perguntando, qual vai ser a tradição que vamos criar para nossos filhos? Porque certamente quero que eles lembrem desse dia como o “mais incrível da vida deles” e isso não necessariamente significa presentes mais caros. E vocês, o que farão de especial com seus filhos?