dengue

Coma com consciência e atenção

Se não tiver tempo para comer, faça jejum. Comer rápido é um péssimo hábito, desencadeia inúmeras reações no metabolismo, atrapalha a digestão, fermenta, gera gases e logo vai sentir fome novamente.

12 Nov 2018 - 11h00Por Cristiane Molon

O termo “Mindful Eating” tem sido amplamente divulgado. Mas, antes de falar sobre como colocá-lo em prática no dia a dia, precisamos definir Mindfulness, que é traduzido em português como a atenção plena. Com isso, já dá para entender que se trata de vivenciar o momento presente e trazer a consciência para tudo o que envolve o comer: porque comemos, como comemos e, ainda, porque paramos de comer.  

Ao olhar para nossa alimentação, hoje, podemos nos perguntar: Já aconteceu de você terminar uma refeição e nem perceber o que comeu? Você consegue lembrar do sabor da sua última refeição? Você já almoçou ou jantou vidrado no celular ou na televisão e nem percebeu o quanto comeu? Você mastiga o alimento, sente a textura, degusta-o verdadeiramente?

Comemos sem pensar se estamos com fome ou se é vontade de comer. Normalmente, esse hábito vem acompanhado de ansiedade. Muitas vezes, nos alimentamos “no piloto automático”, jogando comida para dentro sem pensar nas consequências, apenas para compensar um dia ruim, a falta de tempo, uma situação estressante, carência e outras questões, em geral, inconscientes. 

Se não tiver tempo para comer, faça jejum. Comer rápido é um péssimo hábito, desencadeia inúmeras reações no metabolismo, atrapalha a digestão, fermenta, gera gases e logo vai sentir fome novamente. Comer consciente é estabelecer uma conversa com o alimento. Observar o que está comendo e como o alimento dialoga com você, desenvolvendo a consciência dos sinais internos. 

Quando está ansioso, ou tem uma prova, ou uma promoção ou vai pegar um voo, ou tem uma decisão importante para ser tomada, observe o que o corpo pede, doce ou salgado? Só um pedacinho sacia ou não? Tem ataques de compulsão? Ocorreu alguma situação que chateou anteriormente? Ao questionar ou olhar atentamente para o organismo, melhoramos a autopercepção e, com isso, temos capacidade de fazer escolhas melhores e saudáveis.

Quer um exemplo para praticar? Pegue uma fruta e a explore com seus cinco sentidos: veja suas cores e seu formato, sinta seu cheiro, toque-a para sentir a textura, seu peso e temperatura. Depois, ao leva-la a boca, mastigue devagar, não engula rapidamente, permita-se um tempo para explorar todos os sabores. Depois, reflita e reconheça como seu corpo reage à experiência. 

Mindful Eating não é uma dieta, não defende nenhum padrão alimentar. Em Mindful Eating focamos na consciência do momento presente, percebendo a experiência atual, desejos, fome física e saciedade. O objetivo não é apenas comer com atenção plena, mas cultivar a atenção ao comer transformando o comportamento alimentar a seu favor. É um processo, um treino diário. Experimente, a partir de hoje, você também!

Matérias Relacionadas

Segurança

Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida

Ela tem diagnóstico de esquizofrenia
Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida
Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Economia

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Valor é o maior já apurado no país pelo IBGE desde 2012
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Ver mais de